Depois de um período de falta de compradores em 2020 e de cortes na produção automóvel que geraram escassez de oferta de automóveis em 2021 e 2022, os consumidores particulares e empresas enfrentam atualmente uma subida do custo de aquisição e de utilização do automóvel.

Alguns dos fatores que estão a provocar esta subida do preço dos automóveis e dos serviços associados encontram-se detalhados neste texto.

O peso e os riscos fiscais de um carro de empresa

Como o Observador Cetelem mostra, esta realidade é transversal a praticamente todos os grandes mercados mundiais, levando a que cada vez mais consumidores comecem a encarar outras opções, incluindo formas alternativas de mobilidade.

“Será que o setor como um todo está a caminhar para um beco sem saída e os condutores estão a aprender aos poucos a viver sem o carro? Poderá uma possível salvação estar nos veículos elétricos – cuja compra é incentivada por generosos subsídios públicos e em breve será regulamentada – se estes deixarem de ser produtos de luxo acessíveis apenas para aqueles que estão confortáveis na vida? Estará a mobilidade suave a caminho de se tornar uma alternativa credível ao automóvel?”, interroga-se Flavien Neuvy, diretor do L’Observatoire Cetelem.

O que diz o Observador Cetelem sobre os custos automóveis?

Começando por uma análise rápida às vendas mundiais de automóveis desde 2005, constata-se que, em 2019, já se assinalava uma descida do volume de vendas.

Efetivamente, desde os anos de 2016/2017 que os dois principais mercados mundiais – EUA e China – mostravam sinais de abrandamento da procura.

De forma menos acentuada, os dados da ACEA mostram que a venda de carros novos na Europa praticamente estagnou em 2019 e os da ACAP, relativos a Portugal, foram inferiores aos registados em 2018.

Mercado português de ligeiros novos caiu 2,0% em 2019

Embora a conjuntura económica imediatamente antes da pandemia tenha permitido amortecer o impacto, o estudo revela também que o preço médio de um carro novo na Europa cresceu 7 a 9%, dependendo dos mercados.

A este propósito, o preço médio de um carro pago pelos inquiridos pelo Observador Cetelem (ver ficha técnica no final, nomeadamente período de realização do estudo) foi de 16.110 euros em Portugal, abaixo 20.084 euros dos consumidores alemães e da média europeia, cifrada em 16.712 euros.

custo médio automóvel
Grafismo: Observador Cetelem

“Estarão os portugueses financeiramente satisfeitos com a sua decisão de compra de um carro novo? E tratando-se de um carro usado?”

A resposta a esta questão está na segunda parte desta análise ao estudo do Observador Cetelem agora divulgado em Portugal.

Os portugueses estão satisfeitos com a compra do seu automóvel?

FICHA TÉCNICA RESUMIDA: universo de 16.600 entrevistas realizadas entre 23 de junho e 8 de julho de 2022 em 18 países: Áustria, Bélgica, Brasil, China, França, Alemanha, Itália,  Japão, México, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, África do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Entrevistados com idade entre 18 e 65 anos, selecionados a partir de amostras nacionais representativas de cada país (gênero e idade). 3.000 entrevistas realizadas em França, 800 em cada um dos restantes países.

NOTA: os gráficos utilizados e ilustrações presentes neste artigo foram retirados do estudo original completo do Observador Cetelem

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