A Dachser adquiriu dois veículos 100% elétricos para entregas na região da Galiza, em Espanha (mais concretamente nas cidades de Vigo e Ourense).

Fruto de uma parceria com a empresa de logística Transrolan Gorras e a Renault Trucks, os novos camiões permitem percorrer até 300 km com uma única carga, o que, segundo a Dachser, cobre todas as necessidades das rotas de entregas diárias.

Os veículos Renault Trucks foram entregues à Dachser numa cerimónia que contou com a presença de François Bottinelli, diretor geral da Renault Trucks Espanha, David Lópes Padilla, e-mobility Business Director da Renault Trucks Espanha, e de Pedro Mayorga Navajo, do departamento de Veículos Elétricos da Renault Trucks Espanha. Além destes responsáveis do construtor automóvel estiveram também presentes, por parte da Dachser, Iago Moreno, Branch Manager Vigo & Ourense e Félix Petisco Sánchez, diretor de Operações.

Iago Moreno começou por dizer, à margem do evento, que a incorporação destes camiões elétricos na frota de Vigo e Ourense “demonstra o compromisso em reduzir a pegada ambiental e em adotar práticas mais sustentáveis nas operações diárias da Dachser”.

François Bottinelli, por seu turno, destacou a consciência que a Renault Trucks tem acerca da responsabilidade enquanto construtora: “por isso, queremos ajudar clientes como a Dachser com soluções eficazes e sustentáveis”.

Compromisso Dachser com a sustentabilidade

A Dachser está empenhada em alcançar zero emissões líquidas através da estratégia Dachser Climate Protection. Este plano, concebido pela empresa para satisfazer as necessidades de uma rede de logística integrada, encontra-se assente em quatro pilares fundamentais: otimização de processos, eficiência energética, investigação e inovação e responsabilidade empresarial.

Uma das iniciativas a destacar deste compromisso é a Dachser Emission-Free Delivery, que permite entregas urbanas em áreas específicas utilizando apenas veículos elétricos. A cidade do Porto é uma das 16 contempladas por esta iniciativa.

Atualmente, a empresa encontra-se em processo de expansão da sua frota de veículos movidos a energias alternativas (conta com mais de 100 unidades zero emissões na Europa).

Em 2024, a empresa adquiriu o primeiro camião com reboque movido a hidrogénio, com 400 km de autonomia, em Magdeburgo, na Alemanha.