Um dos objetivos da Dacia em 2024 é aumentar em 25% as vendas dos seus carros a clientes profissionais, consolidando, em simultâneo, a liderança do canal de clientes particulares.

Para estes dois segmentos de mercado, um dos trunfos vai continuar a ser a gama Eco-G, composta por versões com motorização bi fuel, a gasolina e a GPL. Em 2023, a gama Eco-G foi responsável por 57% das unidades vendidas, mais 14% do que em 2022.

De realçar que, em 2023, os automóveis ligeiros de passageiros com mecânica bi-fuel valeram 5,6% das matrículas deste segmento, sensivelmente metade das vendas de viaturas com motor a gasóleo (12%).

E também que estes 5,6% (11.209 unidades) foram responsabilidade de apenas duas marcas: Dacia e Renault.

Para aumentar as vendas a clientes profissionais, sobretudo ao mercado dos táxis e TVDE, a Dacia vai contar também com o regresso do Logan. Trata-se de um veículo “dois volumes e meio”, com quatro portas e bagageira com mais de 500 litros de capacidade, a meio caminho entre o Sandero e o Jogger, que traz para estes clientes a mais valia de ser, de momento, a única opção do género com mecânica GPL.

Só o Dacia Jogger teve 70% das suas matrículas atribuídas à versão bi-fuel.

As vantagens fiscais para empresas das viaturas com mecânica bi-fuel que carburam gasolina e GPL é a dedução do IVA ao custo de aquisição. Na prática, isso significa que um Dacia Sandero Essential ECO-G de 100 cv a GPL, considerando o PVP sem qualquer equipamento adicional, possa ter um custo de aquisição de pouco mais de 11.200 euros.

O facto de não ter homologação de viatura “exclusivamente a GPL” impede-o de aceder a outra vantagem fiscal, poder sujeitar os encargos com a viatura a uma taxa reduzida de Tributação Autónoma.

dacia extreme

Outros números da Dacia em 2023

Com as matrículas de profissionais (empresas, incluindo empresas de rent-a-car) a assumirem tipicamente 80 a 85% das vendas anuais de automóveis ligeiros de passageiros, nos restantes 10 a 15%  do mercado a Dacia voltou a ser a marca preferida dos clientes particulares.

Em 2023, a Dacia matriculou 15.058 automóveis em Portugal, entre unidades ligeiras de passageiros e veículos comerciais. Dos 14.803 registos de ligeiros de passageiros obtidos em 2023, 7.511, cerca de 51%, foram atribuídos a particulares.

Os 14.803 registos permitiram à Dacia manter a quarta posição da tabela de veículos ligeiros de passageiros, a apenas sete unidades do terceiro classificado, a Mercedes-Benz.

Face a 2023, a Dacia matriculou mais 4.646 viaturas.

Neste canal de vendas, o Dacia Sandero foi o carro  mais procurado por clientes particulares e o segundo com mais matrículas na totalidade do mercado de ligeiros de passageiros em 2023.

Também em primeiro ficou o Dacia Spring, no que se refere à compra de veículos elétricos por parte destes consumidores.

Já o Dacia Duster, de acordo com a marca, foi o segundo modelo escolhido por particulares e o primeiro C-SUV na globalidade do mercado.

A nível europeu, a Dacia entrou no TOP10 das marcas com mais matrículas em 2023. De acordo com os dados da ACEA, foi a 8.ª marca entre os países da União Europeia e a 10.ª considerando os países da EFTA e o mercado do Reino Unido.

Objetivos para 2024

A Dacia espera ampliar os resultados obtidos em 2023, contando, como se viu, com o crescimento na frota da empresas.

Conta também com um novo Dacia Duster e com a chegada do Dacia Logan.

Tem ainda algumas expectativas no que se refere às novas motorizações a GPL e híbridas, apesar da última, por força de uma fiscalidade (ISV) que penaliza a cilindrada, tornar os modelos híbridos da Dacia menos competitivos do que os restantes, no que se refere ao custo final de aquisição.

Conta também com outras duas novidades: um novo Spring, mais maduro, com mais potência e autonomia e também uma completa novidade, o Bigster, um SUV com sete lugares, naturalmente maior do que o Duster.

A preparar-se para novas responsabilidades no mercado e para as novas exigências de ligação e fidelização do cliente à marca (incluindo no momento da compra), apresenta dois produtos:

  • O “Dacia ZEN”, já disponível em alguns mercados europeus, uma extensão da garantia de 1 ano, obtida após a revisão do veículo na rede oficial da marca
  • A APP “My Dacia”, para permitir uma maior interação com os clientes através do canal digital. Esta APP, já disponível no Google Play desde o final de 2023, tem como propósito facilitar a gestão do veículo, permitindo que os utilizadores possam aceder a informação e documentação  sobre a viatura e contratos em vigor, planear as necessárias operações de manutenção, descobrir locais de carregamento para veículos elétricos e obter ofertas promocionais da marca.

Em 2024 a marca conta terminar a renovação da sua rede adequando-a à nova imagem da Dacia.

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