Aliar a versatilidade à acessibilidade e torná-las numa companhia diária. Este é o desafio que a Dacia se propõe a superar com o novo Jogger, um carro que alia o comprimento de uma station wagon à habitabilidade de um monovolume e às características de um SUV.

O novo Dacia Jogger estreia o primeiro conjunto motorizado híbrido da marca. Além da robustez e nível de conforto que oferece, além da vantagem de acomodar até sete pessoas, o novo Jogger Hybrid 140 foi concebido desde início para alojar a bateria de tração utilizada juntamente com os motores híbridos, sob o piso da mala, no local da roda sobresselente (disposição semelhante ao depósito de GPL dos modelos equipados com o motor ECO-G 100).

O volume da bagageira não assim é afetado pela bateria: 708 litros na versão de cinco lugares e 160 a 595 litros na variante de sete lugares. Quanto ao volume máximo de capacidade da mala, chega até ao número de 1.819 litros.

Todos estes argumentos, e muitos mais, a partir de um preço bem abaixo de 30 mil euros (28.800 euros para a versão SL Extreme de sete lugares), o que permite à Dacia anunciar o Jogger Hybrid 140 como o familiar híbrido mais acessível do mercado.

Dacia Jogger: não se deixem enganar pelo preço

E porque o estatuto de híbrido não se conquista só no nome, importa salientar alguns dos pontos fundamentais do novo Jogger Hybrid 140, a começar pelo facto deste, tal como os restantes híbridos do mercado, arrancar em modo elétrico 100% das vezes.

Mas o Jogger Hybrid 140 consegue mais. E melhor. Segundo a marca, é capaz de funcionar em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em estradas urbanas, o que se traduz numa poupança de combustível de 40% quando comparado com um motor a gasolina, equivalente, em ciclo urbano e com estilos de condução semelhantes.

Uma das razões para estes níveis de poupança assenta na energia cinética que é recuperada durante desacelerações e travagens, sendo de imediato transformada em energia elétrica que recarrega a bateria de 1,2 kWh (230V) de capacidade. Essa energia também pode ser recarregada utilizando o motor de combustão de 1.6 litros e 90 cv de potência, que aliado a dois motores elétricos (um de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão) e a uma caixa multimodos sem embraiagem garantem uma eficiência que, diz a marca, se traduz numa potência combinada de 140 cv e uma autonomia de mais de 900 km.

Já no modo totalmente elétrico, o Jogger Hybrid 140 tem um alcance de até 70 km e uma velocidade máxima ocasional de 160 km/h, dependendo da carga da bateria e da legislação local).

Em ciclo combinado, as medições do novo Dacia Jogger Hybrid 140 foram as seguintes:

  • Consumo de 4,8 l/100 km;
  • 108 g/km de CO2 emitido para a atmosfera.

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