O Dacia Jogger é o automóvel com sete lugares mais barato atualmente disponível. Também existe na versão de cinco ocupantes e ambos partilham as mesmas opções de motor: a funcionar exclusivamente a gasolina ou também a GPL. Mas o preço não diz tudo sobre o carro.

Um dos fatores que atrai muitos condutores da Dacia, e afasta outros, é o preço.

Mas os mais racionais não se iludem e, mesmo sendo verdade que o custo tem sido um agente de conquista de clientes para a marca, na verdade muitos acabam surpreendidos com o facto da racionalidade do conceito Dacia não ser impeditiva de funcionalidade, versatilidade e até, espante-se, robustez dos modelos; bem pelo contrário.

Ora se até aqui a produção assentava em bases de carros de gerações anteriores da Renault, recentemente isso mudou. De facto, a necessidade de cumprir normas mais exigentes em matéria de segurança, nomeadamente com a introdução de sistemas de auxílio à condução, obriga a utilizar as plataformas mais recentes do grupo.

O primeiro a fazê-lo foi o novo Dacia Sandero (várias vezes o carro mais vendido no mercado europeu), produzido sobre a mesma base utilizada pelo Renault Clio e também por este Dacia Jogger.

dacia jogger

O Dacia Jogger vem substituir a carrinha Logan MCV, mas acrescenta-lhe a versatilidade de uma versão com sete lugares e de, por se tratar de um conceito mais atual, ser tecnologicamente mais moderno e poder conter mais equipamento.

A excelente distância entre eixos permite ao modelo jogar entre versões com cinco, seis ou sete assentos e proporcionar uma extraordinária bagageira com 708 litros de capacidade na versão de cinco lugares. Ou de apenas 160 litros com sete lugares disponíveis.

Mas se os sete lugares não forem necessários, é possível rebater facilmente um ou os dois encostos dos bancos traseiros, ou dobrar estes bancos por completo até os encontrar à fila central. Nesse caso, a bagageira disponibiliza 565 litros, ganhando-se ainda mais espaço ao retirar os dois bancos traseiros, que podem sair de forma individual. E para proteger a área que fica a descoberto há uma chapeleira, que tem lugar próprio para ser guardada se não for útil.

No que toca à habitabilidade, apesar de ser possível um adulto de dimensão mediana ocupar um dos dois assentos traseiros, como em muitos modelos do género, estes acabam por ser mais indicados para os mais novos ou para utilizações mais curtas, se ocupados por adultos. Em parte devido à altura da carroçaria, o acesso a estes lugares está também algo condicionado. Já o banco central é fixo e existem duas prateleiras retráteis colocadas na parte traseira dos bancos da frente.

dacia jogger

Impressões

O Dacia Jogger está para já disponível nas versões TCe 110 e ECO-G. Ambas utilizam o mesmo motor com 3 cilindros e 999 cc, mas o segundo pode também funcionar a GPL, tendo por isso uma utilização mais económica e com menos emissões.

Quanto ao TCe 110 apresenta mais 9 cv e quem duvida das potencialidades de um motor tão pequeno vai ficar certamente surpreendido com o desempenho do conjunto.

Grande parte do mérito reside no binário e na forma como a elevada rotatividade deste motor é bem aproveitada pelo escalonamento da caixa de seis velocidades, o que acabou por contribuir para que o consumo combinado no final do ensaio se situasse nos 5,3 litros.

A carroçaria da imagem é a SL Extreme, com detalhes mais radicais. O posicionamento mais elevado da carroçaria, com uma distância ao solo de quase 20 cm, juntamente com pneus com alguma altura de perfil, ajudam a ultrapassar com maior segurança e à vontade trilhos mais acidentados.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Dacia Jogger TCe 110 SL Extreme

Custo de aquisição22.689 euros
Renda 36 meses594,53 euros
Renda 48 meses555,69 euros
Motor a gasolina999 cc / 3 cilindros
Potência110 cv / 6.200 rpm
Binário200 Nm / 2.900 rpm
Consumo5,6 l/100 km
Emissões CO2130 g/km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição