Os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway já estão em Portugal.

Assentes sob a plataforma da atual geração do Renault Clio, o automóvel mais vendido na Europa e em Portugal para clientes particulares conta com linhas mais modernas e com o equipamento mais atual disponibilizado pelo grupo Renault em todos os seus carros.

O Sandero mantém o amplo espaço interior para um carro do segmento B, uma condução prática e económica, e, naturalmente, uma correspondência bastante racional entre a qualidade de construção e a disponibilidade de equipamento, para poder oferecê-lo a um preço justo e extremamente competitivo.

Que, em Portugal, tem como ponto de partida os nove mil euros.

dacia sandero

Custos de utilização da versão bi-fuel

O Dacia Sandero não tem grande expressão nas empresas. Porém, uma resposta à procura de soluções com custos de utilização reduzidos, que não envolvam motores diesel ou sistemas eletrificados, pode estar nas mecânicas bi-fuel, como as que fazem uso do GPL.

É neste contexto que também surgem as propostas da Dacia, nomeadamente a mecânica TCe 100 ECO-G utilizada pelos Sandero e Sandero Stepway.

Os argumentos para particulares, mas igualmente válidos para empresas, são:

  • Custos de utilização até 40% mais reduzidos face a motores exclusivamente a gasolina;
  • Custos de manutenção mais reduzidos do que mecânicas a gasóleo;
  • Emissões de CO2 inferiores em 11% face a um motor a gasolina equivalente;
  • Igualdade de comportamento do motor a trabalhar com gasolina ou GPL;
  • Fim do impedimento de estacionamento de viaturas GPL em parques cobertos;
  • Uma rede vasta de postos GPL;
  • Rapidez e facilidade de abastecimento;
  • Colocação do depósito suplementar não interfere na habitabilidade, incluindo da bagageira;
  • Segurança de um sistema de fábrica que não afeta também a garantia da marca de 3 anos/100 mil quilómetros;
  • 1.300 km de autonomia total com atesto dos dois depósitos de combustível.

https://fleetmagazine.pt/2018/04/04/o-que-e-gpl-gnv-vantagens/

Com a Dacia a disponibilizar este tipo de oferta em toda a sua gama, a marca assume 57% do mercado de viaturas GPL em Portugal.

O Sandero equipado com este motor tem um preço de acesso de 11.500 euros, enquanto no Sandero Stepway esse valor é de 13.500 euros.

Como novidade, o depósito do atual Sandero pode comportar mais 8 litros de GPL e passa a contar com um indicador de capacidade no painel de bordo.

Sandero ganha ajudas à condução e ADAS

Exteriormente é notória a evolução das linhas do modelo citadino da Dacia.

Além de um design mais moderno, o uso da plataforma modular CMF e de uma nova arquitetura eletrónica foram essenciais para o carro poder contar com o equipamento e os sistemas de ajuda à condução (ADAS) mais actuais disponibilizado pelo grupo Renault em todos os seus carros.

Assim, de série ou como opção consoante o nível de equipamento, estão disponíveis:

  • Activação automática dos faróis;
  • Activação automática do limpa-vidros;
  • Faróis com tecnologia LED;
  • Limitador de velocidade e controlo de estabilidade de última geração;
  • Regulador de velocidade com comandos ao volante;
  • Sistema de travagem ativa de emergência;
  • Sensor de ângulo morto;
  • Sistemas de ajuda ao estacionamento, por sensores ou câmara traseira;
  • Sistema de ajuda ao arranque em subida.

Publicamos aqui a lista completa de equipamento dos Dacia Sandero e Sandero Stepway (MY 2021)

Mais habitabilidade e capacidade de mala

Apesar da profunda mudança do modelo face à anterior geração, os novos Sandero e Sandero Stepway não fazem concessões a algumas características que granjearam adeptos em Portugal e um pouco por toda a Europa: amplo espaço interior para um carro do segmento B, uma condução prática e económica, e, naturalmente, uma correspondência bastante racional entre a qualidade de construção e a disponibilidade de equipamento, para poder oferecê-lo a um preço justo e extremamente competitivo.

No que toca à habitabilidade, a nova plataforma permite disponibilizar mais 4,2 cm para as pernas dos ocupantes traseiros e mais 21 litros de capacidade de mala. O espaço do banco traseiro e os 410 litros de bagageira chegam a ser superiores a algumas ofertas familiares do segmento imediatamente acima.

O Sandero conta também com mais pequenos espaços de arrumação, incluindo sob um apoio de braços entre os bancos dianteiros, que não havia anteriormente.

Prazer de condução

O comportamento melhorou notoriamente face à anterior geração, com ganhos evidentes também em matéria de insonorização do habitáculo.

Uma estrutura mais leve mas mais rígida veio beneficiar a eficiência e o desempenho dinâmico, neste último aspecto com o contributo de vias ligeiramente mais largas, com a integração de modernos sistemas de ajuda à condução e, naturalmente, com uma afinação bem conseguida e equilibrada da suspensão.

Por outro lado, a direção agora 100% elétrica dos novos Sandero, além de reduzirem o esforço de manobra, passam a permitir a variação automaticamente do nível de assistência em função da velocidade do automóvel.

Para uma posição de condução mais confortável e com melhor visibilidade concorrem uma nova arquitetura de bancos, com mais ajustes em altura e profundidade, tal como o volante.

Sandero sem motor a gasóleo

A gama Dacia Sandero deixa de contar com o motor a gasóleo 1,5 dCi partilhado com a Renault.

A leque de motores passa a ter apenas versões a gasolina de 65 ou 90 cv, além da versão bi-fuel GPL de 100 cv.

Todos os motores cumprem a norma Euro 6D-Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021 e possuem sistema Stop&Start que pode ser desativado manualmente.

O motor TCe 90 está disponível com caixa manual de seis velocidades ou com transmissão CVT, a nova caixa automática de variação contínua, que substitui a anterior Easy’R.

Esta transmissão permite reduzir o consumo e as emissões de CO2 (-11% no Novo Sandero e -4% no Novo Sandero Stepway), graças ao binómio caixa mais leve/melhor gestão do motor, afirma o construtor.

O motor SCe 65, não disponível na versão Stepway, constitui a base da gama. Com três cilindros, este motor de 1,0 litros sem turbo está associado a uma caixa manual de 5 velocidades.

Igualmente com três cilindros e 1,0 litro, mas equipado com turbo, o motor TCe 90 pode dispor de uma caixa manual de seis velocidades ou da nova caixa automática de variação contínua.

A mesma base serve a versão bi-fuel TCe 100 ECO-G, associada a uma caixa manual de 6 velocidades. Esta versão ganha um depósito suplementar de 50 litros para o de GPL, embora por razões de segurança o enchimento fique limitado a 80% (40 litros).

Publicamos aqui todos os detalhes mecânicos dos Dacia Sandero e Sandero Stepway (MY 2021)

Sandero Stepway mais independente

A versão mais desejada do Sandero parece querer cada vez mais adquirir identidade própria e, embora partilhe toda a estrutura do Sandero “normal”, possui um conjunto de características que lhe realçam o carácter:

  • Maior distância ao solo: 17,4 cm (mais 4,1 cm, sobretudo devido a um diâmetro de pneus aumentado;
  • Componentes específicos: capot dianteiro, pára-choques, diâmetro de roda, proteções da carroçaria, imponentes alargadores das cavas de rodas e embaladeiras reforçadas com uma textura específica;
  • Pormenores geniais como as barras de tejadilho modulares: em poucos segundos e de uma forma prática as barras de tejadilho convencionais podem transformar-se em barras de tejadilho convencionais;
  • Estofos com logótipo Stepway e decorados com inserções em material têxtil e listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.

Mais equipamento

Além do equipamento de segurança e ajudas à condução, o Sandero passa a contar de série com:

  • Ecrã de computador de bordo;
  • Comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante;
  • Ativação automática dos faróis;
  • Suporte específico para telemóvel (Media Control): solução racional para quem procura uma solução de som, de conectividade e de navegação mais económica, até porque já a transporta habitualmente consigo. Basta conectar um smartphone para dispor de qualquer uma destas funcionalidades, com os comandos do rádio acessíveis no volante e num satélite de comandos por trás do volante. Sem smartphone ligado, o rádio e a leitura de ficheiros continuam disponíveis através da entrada USB.

De série ou opcionalmente consoante a versão:

  • Sistemas multimédia Media Display ou Media Nav com ecrã táctil de 8 polegadas;
  • Ar condicionado automático com indicação digital;
  • Cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira;
  • Travão de estacionamento elétrico;
  • Câmara de marcha-atrás;
  • Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro;
  • Ativação automática dos limpa-vidros;
  • Tecto de abrir elétrico, em vidro, facto inédito na Dacia.