A Dacia apresentou o novo Spring.
“O Spring está mais atraente do que nunca”, começa por dizer a marca, que numa manifesta declaração de intenções o apresenta como figura essencial na sua gama, ou não fosse o seu desempenho até aqui digno de nota: top 3 nas vendas de elétricos a particulares em 2022 e 2023.
Talvez por isso a Dacia tenha pegado num modelo com três anos de existência e 140 mil unidades matriculadas a nível mundial e tenha decidido renová-lo, atribuindo-lhe um caráter mais digital e versátil e novas linhas exteriores e interiores.
A essa necessidade juntou-se uma clara evolução nos equipamentos de segurança disponíveis a bordo, imposta pelas exigências das autoridades europeias.
E se o desempenho da Dacia a nível nacional continua a ser de liderança no canal B2C, o Spring é um dos carros ideais não só para consolidar essa liderança, mas também para se estabelecer no canal das empresas – intenção manifestada recentemente pela marca, que admitiu querer aumentar em 25% as vendas dos seus carros a clientes profissionais e consolidar o seu posto nas vendas a particulares.
Outra das razões pela qual a Dacia aposta nas empresas é o facto de se preparar para disponibilizar o novo Spring numa versão comercial de dois lugares, com o Spring Cargo.
As encomendas do novo Dacia Spring abrem na primavera, ao passo que as primeiras entregas começam a acontecer no verão deste ano.
O que há de novo nesta geração Dacia Spring?
O novo Spring é apresentado com o design Dacia (recentemente usado na nova geração Duster) – um estilo mais assertivo e atrativo, diz a marca.
Também no interior há novidades, nomeadamente no dashboard, agora totalmente reinventado e digital, com um display de 7” localizado atrás do volante disponível em todas as versões e um ecrã multimédia central de 10”.
Este ecrã de 7” é personalizável e pode exibir informações essenciais à condução, como é o caso da autonomia restante, consumo de energia ou sistemas de assistência à condução (ADAS).
E é precisamente sobre este ADAS que nos debruçamos. A gama de equipamento disponível a bordo do Spring está mais completa, com vista a cumprir com as mais recentes medidas de segurança impostas pelas autoridades europeias.
Assim, passa a contar, entre outros, com:
- Sistema de Travagem de Emergência;
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito com Alerta de Velocidade;
- Assistente de Estacionamento Traseiro;
- Alerta de Mudança de Faixa;
- Assistente de Manutenção em Faixa;
- Aviso de Atenção do Condutor;
- eCall
Uma das formas de simplificar o acesso a todas estas melhorias na segurança é o botão My Safety, que permite ao condutor aceder mais rapidamente às suas preferências de ADAS.
No capítulo da conectividade, mantém-se a ligação a Apple CarPlay e Android Auto.
Essencial: o conceito que não desapareceu
O carro elétrico mais acessível do mercado, como sempre tem sido anunciado desde o seu lançamento, continua a encorajar os condutores europeus a adotarem a mobilidade elétrica.
Um dos atributos deste carro é a sua capacidade de carga. O novo Spring garante 308 litros de volume de carga (mais 6% do que na anterior geração), que podem ser aumentados para 1.004 litros quando rebatidos os bancos traseiros.
Adicionalmente, todos os restantes compartimentos de carga a bordo do Spring garantem um volume de quase 33 litros.
Outra das novidades do Spring é a presença de acessórios YouClip, um sistema simples e inteligente que pode ser utilizado para fixar vários acessórios dedicados em locais-chave no interior do carro.
De série, o Spring vem com três pontos de fixação YouClip: um no painel de instrumentos e dois na consola central). Estes pontos podem ser utilizados para montar uma bolsa de arrumação, um suporte para smartphone (com ou sem carregador de indução) ou um acessório 3 em 1, que combina um suporte para copos, um gancho para malas e uma luz portátil.
“Mais Spring do que nunca!”
Compacto, com apenas 3,7 m de comprimento, o novo Spring conta com um novo motor de 65 cv de potência, além da unidade de 45 cv.
Na fase de lançamento, a Dacia propõe uma gama mais alargada. Onde antes havia apenas as versões Essential e Extreme, há agora espaço para a versão de equipamento Expression.
A disponibilidade de motorizações é a seguinte:
- Motor de 65 cv: versões Expression e Extreme
- Motor de 45 cv: versão de entrada Essential
Os consumos previstos pela marca são de 14,6 kWh/100 km (aguardam homologação).
Já quanto à bateria de 26,8 kWh de capacidade, garante ao novo Spring uma autonomia de 220 km.
Equipado de série com um carregador AC de 7 kW, é possível carregar a bateria dos 20% aos 100% numa tomada doméstica em menos de 11 horas ou, se preferir, em quatro horas numa wallbox de 7 kW.
Como opção, o cliente pode escolher um carreagador DC de 30 kW. Com este, serão precisos apenas 45 minutos para carregar dos 20% aos 80% num posto de carregamento rápido.
Mas mais do que isso. Um dos atributos que distingue o Spring é o seu peso. Ou leveza. Com 984 kg de peso, é mesmo o único carro 100% elétrico vendido na Europa com peso abaixo de uma tonelada.