O Dacia Spring tem um ar engraçado, é bastante divertido de conduzir e, como é característica da marca, tem um preço ajustado àquilo que oferece. Tem potencial para viatura de empresa? Tem. Mais do que a própria marca acredita

Se um smart EQ com dois lugares e pouco mais de 100 quilómetros de autonomia tem lugar em algumas empresas, que dizer de um carro como o Dacia Spring que oferece quatro lugares e pode facilmente percorrer mais de 200 km com uma carga de bateria?

Sim, é verdade que o Spring tem cerca de 1,1 metros a mais de comprimento do que o fortwo, não tem o nome e o equipamento que o smart apresenta (a ausência de alguns dispositivos contribuiu para penalizar bastante o Spring na avaliação EuroNcap), mas, também por isso, tem um custo de aquisição menos elevado.

E, em pouco mais de 3,7 metros de comprimento (afinal, só 36 centímetros a menos do que o Sandero), o primeiro carro elétrico da Dacia oferece espaço decente para quatro adultos (mais dois, afinal…), além de uma bagageira surpreendente (290 a 620 litros com o banco traseiro rebatido), uma posição de condução adequada para deslocações urbanas e uma excelente capacidade de manobra, que precisa apenas de 9,5 metros para inverter de direção.

Tem também linhas engraçadas que dão nas vistas, com detalhes que o enriquecem e que podem ajudar a personalizar alguma decoração profissional mais criativa…

Como acontece com a carreira profissional de muitos smart, o Spring tem potencial para carro de pool, para deslocações de equipas comerciais, para veículo de entregas urbanas (há, até, uma versão Dacia Spring “cargo” que, por ser considerada ligeira de mercadorias, é elegível para o apoio de seis mil euros concedido pelo Fundo Ambiental em 2022), ou até para viatura de assistência técnica, desde que não seja necessário transportar um escadote ou outros volumes de grandes dimensões…

Impressões do Dacia Spring

Não é possível exigir muito dos 45 cv disponíveis, mas que são, porém, suficientes para animar a leveza deste carro.

Carro esse cuja relação entre a altura e a largura, em conjunto com pneus estreitos – 165/70 R14 –, de origem chinesa e muito orientados para a eficiência, consegue assegurar sensações emocionantes quando o vento não ajuda…

Atrás do símbolo Dacia instalado na grelha está a tomada para carregar a bateria. Por mais 550 euros aceita corrente contínua até 30 kW (CCS) e, nesse caso, em menos de uma hora consegue recuperar até 80% da bateria de 26,8 kWh.

Bateria que, por estar alojada sob o banco traseiro, deixa espaço livre para um pneu suplente.

Vai precisar de oito a catorze horas com o adaptador próprio ligado a uma tomada doméstica (de 16 ou 10A, respetivamente), podendo também receber cargas até 6,6 kW em corrente alterna.

Reivindicando 230 km de autonomia combinada (até 305 km em percurso urbano), a primeira distância é perfeitamente alcançável com uma carga completa, até mesmo fora da cidade.

A média de consumo do ensaio ficou pelos 12 kWh/100 km, com uma condução despreocupada e várias vezes sem poupar o motor, quando era possível explorá-lo perto do limite.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Dacia Spring Electric

Custo de aquisição21.788 euros
Renda 36 meses456,67 euros
Renda 48 meses411,61 euros
Motor elétrico33 kW (45 cv)
Binário máximo125 NM
Consumo13,9 kWh/100 km
Bateria26,8 kW
Autonomia234 km (ciclo combinado)
Tributação AutónomaIsento
IVADedutível desde que o uso da viatura se esgote nas atividades que conferem o direito a dedução
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição

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