O Dacia Spring de passageiros, com preço ao público a partir de 16.800 euros (menos 3.000 euros com o incentivo à compra destinado a clientes particulares), passa a ser o carro elétrico mais barato à venda em Portugal.
Quer também ser a viatura comercial ligeira mais acessível do mercado, através de uma versão Cargo.
As pré-reservas para o modelo já estão abertas e superam as previsões mais otimistas da marca. Mas as primeiras unidades só começam a ser entregues depois do verão.
Sendo o preço o detalhe mais noticiado é, porém, o fator mais redundante para referenciar o Spring, já que ele tem muito mais para oferecer.
“A Dacia não é uma marca low cost, antes uma marca que dá o melhor valor ao seu dinheiro”, frisou José Pedro Neves, o novo diretor geral da marca Dacia em Portugal, durante a apresentação do modelo.
“Trata-se de redefinir os essenciais; os modelos Dacia não contêm tudo o que existe no mercado, mas têm tudo o que os clientes precisam.”
E nos seus pouco mais de 3,7 metros de comprimento, menos 36 centímetros do que o Sandero, este pequeno Dacia, oferece espaço decente para quatro adultos, uma surpreendente capacidade da bagageira (290 a 620 litros) – com pneu suplente! (+ 100 euros) -, além de uma posição de condução confortável para deslocações urbanas.
Desenhado a pensar para utilização em cidade, o Dacia Spring não esmorece fora dos trajetos mais curtos; aliás, aqueles que consideram escassos os 44 cv do seu motor vão certamente surpreender-se com o rendimento dos 125 Nm de binário, mais do suficientes para um pequeno carro do segmento A, concebido para SUV urbano.
Um SUV de cidade inspirado no Renault Kwid, com detalhes de personalização que destacam ainda mais um design muito bem concebido.
Mas em 2022 haverá também uma versão destinada para profissionais e idealizada para distribuição last mile ou pequenos serviços de assistência em malha urbana.
Conteúdo deste artigo
Dacia Spring para empresas
Além de oferecer uma solução a clientes particulares que pretendem um carro para trajetos em cinturas metropolitanas, de custo acessível, excelente capacidade de manobra (raio de viragem = 4,8 metros), habitabilidade e conforto ao nível do melhor do segmento A, este pequeno Dacia foi pensado também como solução para empresas que operam no carsharing ou para frotas de serviços urbanos.
Daí a existência de versões Business (de passageiros) e Cargo (só em 2022), a última sem o banco traseiro, com 1.100 litros e 325 kg de capacidade de carga, em espaço separado por uma rede divisória. Este espaço plano de mala tem cerca de um metro de profundidade.
Quanto à versão de passageiros pode ser também uma excelente alternativa para viatura de pool, reservada, por exemplo, para acesso a áreas com circulação exclusiva de viaturas sem emissões.
No atual contexto fiscal em Portugal, para profissionais, o Dacia Spring tem IVA dedutível e as despesas excluídas de Tributação Autónoma, independentemente de ser viatura ligeira de passageiros ou ligeiro de mercadorias.
Isto significa que o carro de passageiros pode custar menos de 14 mil euros para empresas (preço sem IVA).
Porém, no que respeita a incentivos à aquisição, e mantendo-se o regime reforçado introduzido em 2021, o Dacia Spring Cargo pode beneficiar de um incentivo à aquisição de seis mil euros, destinado a ligeiros de mercadorias.
O que, a preços praticados para a versão mais acessível do Dacia Spring de passageiros, colocaria a versão de mercadorias a valores que rondariam os oito mil euros.
Saliente-se ainda que as viaturas elétricas não pagam ISV e estão igualmente excluídas de IUC.
Detalhes técnicos do Dacia Spring
Este SUV urbano conta com motor elétrico de 33 kW (equivalente a 44 cv), com 125 Nm, alimentado por uma bateria de 27,4 kWh.
Esta combinação não tem comparação com qualquer outra do grupo Renault, sendo distinta da utilizada pelo Twingo elétrico, por exemplo.
Para conseguir prestações e autonomias interessantes para esta configuração, um dos “truques” reside no baixo peso (com sacrifício da qualidade de alguns materiais interiores) e numa estrutura da carroçaria otimizada.
Uma solução ECO promete sensivelmente mais 10% de autonomia, mas limita a potência do motor a 30 cv (em vez de 44 cv) e a velocidade máxima a 100 km/h (em vez de 125 km/h).
As autonomias WLTP são bastante interessantes, sobretudo se comparadas com alguma concorrência: 230 km em circuito combinado (a média combinada de consumo, conseguida durante a apresentação, ficou nos 12,5 kWh, sem grandes preocupações e em terreno desfavorável) e até 305 km em percurso urbano.
Os valores homologados indicam consumo combinado de 13,9 kWh e 10,2 kWh em circuito urbano.
Quanto a carregamentos, a velocidade máxima de carregamento da bateria em corrente contínua será de 30 kW. Pelo que precisa de:
- Cerca de hora e meia para uma carga a 100%;
- Cerca de uma hora para obter 80% da capacidade da bateria.
Em Corrente Alterna, a velocidade máxima de carregamento é de 7,4 kW. O que, a partir de wallbox ou tomada doméstica significa:
- Menos de cinco horas a 7.4 kW;
- Menos de 8h30m a 3,7 kW;
- Menos de 14 horas a 2,3 kW, ligado a tomada doméstica através do adaptador não incluído na viatura (+350 euros).
A porta de carregamento CCS Combo está localizada atrás do símbolo da Dacia colocado na grelha dianteira. Durante o carregamento, a instrumentação indica o nível de carga, a autonomia permitida e o tempo até à conclusão do carregamento.
De série possui o cabo carregamento modo 3 tipo 2, mas tanto o cabo para carga rápida (DC 30 kW) como o adaptador Flexicharger compatível com tomadas domésticas constituem acessórios e não estão incluídos no preço.
Versões equipamento do Dacia Spring
Na fase de arranque da comercialização há duas versões de equipamento disponíveis: Comfort e Comfort Plus.
De série contém equipamento essencial de conforto, como o ar condicionado, ou de segurança ativa e passiva, incluindo sistemas que passaram a ser obrigatórios em veículos comercializados na União Europeia.
O nível Comfort Plus acrescenta detalhes na carroçaria e no interior, além de câmara de marcha atrás, do sistema multimédia MEDIA NAV 7″ e pneu suplente, não presente no nível anterior.
Este é, em resumo, o alinhamento dos preços nesta fase inicial:
Pode consultar a relação completa do equipamento no site que recebe as pré-reservas do Dacia Spring.
Mais tarde, com outro público-alvo, chegam as versões Business e Cargo, cujo preço e equipamento não foram ainda anunciados.
O Dacia Spring é fabricado na China.