O Dacia Spring passa a ser o automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal. Conta com uma bateria de 27,4 kWh e autonomia para 230 km em ciclo combinado WLTP, ou até 320 km em ciclo urbano WLTP.

É um automóvel e, por isso, elegível para benefícios fiscais, por parte de empresas e empresários:

  • É possível deduzir o IVA aos 17 mil euros que constitui o ponto de partida da gama (PVP);
  • Os encargos, incluindo depreciações, encontram-se isentos de Tributação Autónoma;
  • Está igualmente isento de Imposto de Circulação.

Os clientes singulares (particulares) podem ainda candidatar-se ao incentivo do Fundo Ambiental destinado à aquisição de veículo de passageiros de baixas emissões, no montante de três mil euros, em vigor em 2021, e que pode vir a ser renovado (ou alterado) em 2022.

Para empresas e ENI (e também pessoas singulares), o Fundo Ambiental destinou o incentivo à aquisição de Veículos Ligeiros de Mercadorias (categoria N1).

Sendo o Dacia Spring um automóvel, mantendo-se em vigor este incentivo, a versão Cargo, com dois lugares, pode vir a beneficiar de um incentivo à aquisição no valor de seis mil euros, além da dedução do IVA (em 2021 limitado a um máximo de dois veículos por pessoa coletiva).

Spring de passageiros e Spring de mercadorias

O Dacia Spring é um automóvel citadino compacto com 3,73 metros de comprimento. Pertence ao segmento A e possui imagem de um crossover, embora disponha de uma altura ao solo de apenas 15 cm.

A dimensão e a colocação da bateria, sob o banco traseiro, facilitam a oferta de habitabilidade nos lugares traseiros e uma bagageira com capacidade superior à de alguns modelos do segmento B: de 290 litros até 620 litros, com o banco traseiro rebatido. Inclui pneu suplente com local próprio debaixo do piso da mala.

Porém, a versão Cargo de dois lugares, sem banco traseiro, anuncia um volume de mala de 1.100 litros e uma carga útil de até 325 kg (comprimento máximo da zona de carga: 1,03 metros).

Esta versão vai estar disponível em Portugal a partir de Maio de 2022.

Para operar essencialmente em frotas de carsharing ou de partilha em empresas, a versão Business apresenta acabamentos mais simples e revestimentos interiores mais resistentes e fáceis de limpar.

Motor e condução do Spring elétrico

Um reparo escutado em relação ao Spring prende-se com a potência do motor: 33 kW, o que equivale a 44 cv.

Para um automóvel com vocação urbana é potência suficiente, mesmo em estrada, onde a velocidade máxima está limitada a 125 km/h.

Com o modo ECO ativado, para ganhar mais uns quilómetros de autonomia, a potência desce para 30 cv (23 kW) e a velocidade máxima fica limitada a 100 km/h.

Com dois ocupantes e o modo ECO ativado, a experiência de fazer a subida de Monsanto no sentido Lisboa-Cascais revelou falta de potência. Porém, desativado o modo ECO em andamento, imediatamente o Spring iniciou um aumento de velocidade em resposta à aceleração.

Apesar de parecerem escassos, os 44 cv do motor utilizado pelo Spring são assim suficientes para a vocação urbana do modelo.

Tal facto deve muito ao peso do conjunto: menos de uma tonelada em vazio (970 kg), notável para um veículo elétrico, onde uma parte substancial do peso é agravada pela bateria.

A combinação das dimensões do Spring (alto e estreito) com a leveza submete o Dacia Spring a alguma instabilidade quando sujeito a ventos laterais. Um facto reportado a todos os modelos com as características anteriores, incluindo de segmento superior, e acentuado em velocidades mais altas.

Consumo, autonomia e carregamento da bateria

Dimensão e peso contribuem para duas vantagens: um raio de viragem reduzido, de 4,8 metros, útil para circulação urbana, e consumos de energia baixos: consumo WLTP de 13,9 kWh/100 km.

Porém, durante a apresentação foi possível atingir valores ainda mais reduzidos: 12,6 kWh. Resultado de um percurso de 169 km, sensivelmente metade realizado em autoestrada e o restante em estradas nacionais ou em trajeto urbano.

Nessa condição, no final do percurso, restava 18% de bateria, indicando autonomia para mais 38 km.

Mas aos primeiros 100 km do percurso, a autonomia restante era de 149 km, com 71% de bateria. O que indiciava um consumo de energia ainda mais reduzido.

Com potência de carregamento de 30 kWh, o Dacia Spring recarrega a bateria a partir de ficha na parte frontal do veículo, coberta por tampa com o símbolo da marca.

As opções e tempos de carregamento são os seguintes:

  • Num posto de carregamento rápido de corrente contínua (DC), de 30 kW ou superior, 80% da carga da bateria é conseguida em menos de uma hora, enquanto 100% é atingida em menos de hora e meia;
  • Num ponto de carga de 7.4 kW (AC) em menos de 5 horas;
  • Num ponto de carga de 3.7 kW em menos de 8,5 horas;
  • Numa tomada doméstica convencional de 220 V (2.3 kW) ou numa tomada Green’Up, com o cabo Flexicharger (modo 2) em menos de 14 horas, caso a bateria esteja totalmente descarregada.

A bateria não é refrigerada.

Equipamento do Dacia Spring em Portugal

Os modelos Dacia seguem o princípio de proporcionar o essencial de modo a manter controlada a proposta de preço.

Porém, grande parte dos clientes que fizeram a pré-reserva do Spring optaram pelo nível mais elevado de equipamento. Destes, cerca de 45% foram clientes empresa, essencialmente PME e ENI.

Entre o “essencial” da versão de entrada (Comfort) encontra-se:

  • Ar Condicionado;
  • Rádio com Bluetooth e USB;
  • Computador de bordo;
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos;
  • Espelhos retrovisores exteriores com comando elétrico;
  • Jantes de 14 polegadas;
  • Banco do condutor regulável em altura;
  • Sistema de ajuda ao arranque em subida;
  • Limitador de velocidade;
  • Sensor de luminosidade.

A versão Comfort Plus, que se diferencia por detalhes estilísticos em laranja no exterior e no habitáculo, acrescenta:

    • Câmara de marcha-atrás;
    • Estofos em pele sintética (TEP);
    • Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro;
    • Sistema multimédia MediaNav de sete polegadas;
    • Stripping lateral com decoração em laranja.

Lista completa de equipamento, dimensões e detalhes técnicos do Dacia Spring

O equipamento de segurança proposto de série inclui ainda:

  • ABS;
  • ESC, controlo de estabilidade;
  • Distribuição eletrónica da força de travagem;
  • 6 airbags;
  • Travagem de emergência automática, ativada acima dos 7 km/h. Utiliza o radar posicionado na dianteira para detetar a distância ao veículo da frente, esteja este parado ou em movimento. Se o sistema detetar que há risco de colisão, o condutor recebe um alerta acústico e visual. De seguida, o sistema incrementa potência à travagem, se o risco de acidente ainda se mantiver quando o condutor aciona os travões. Se o condutor travar com menor intensidade ou não travar de todo, o sistema adiciona “força” extra à travagem ou até trava a fundo;
  • Aços de alta resistência no reforço da carroçaria em torno da célula do motor e do habitáculo;
  • Zona inferior da carroçaria reforçada para proteger a bateria de impactos. Para facilitar o acesso aos serviços de emergência em caso de necessidade, esta zona vem equipada com um sistema de desconexão das baterias e um sistema de abertura rápida que permite aceder, mais facilmente, ao interior da bateria.