O Dacia Spring passa a ser o automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal. Conta com uma bateria de 27,4 kWh e autonomia para 230 km em ciclo combinado WLTP, ou até 320 km em ciclo urbano WLTP.
É um automóvel e, por isso, elegível para benefícios fiscais, por parte de empresas e empresários:
- É possível deduzir o IVA aos 17 mil euros que constitui o ponto de partida da gama (PVP);
- Os encargos, incluindo depreciações, encontram-se isentos de Tributação Autónoma;
- Está igualmente isento de Imposto de Circulação.
Os clientes singulares (particulares) podem ainda candidatar-se ao incentivo do Fundo Ambiental destinado à aquisição de veículo de passageiros de baixas emissões, no montante de três mil euros, em vigor em 2021, e que pode vir a ser renovado (ou alterado) em 2022.
Para empresas e ENI (e também pessoas singulares), o Fundo Ambiental destinou o incentivo à aquisição de Veículos Ligeiros de Mercadorias (categoria N1).
Sendo o Dacia Spring um automóvel, mantendo-se em vigor este incentivo, a versão Cargo, com dois lugares, pode vir a beneficiar de um incentivo à aquisição no valor de seis mil euros, além da dedução do IVA (em 2021 limitado a um máximo de dois veículos por pessoa coletiva).
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Spring de passageiros e Spring de mercadorias
O Dacia Spring é um automóvel citadino compacto com 3,73 metros de comprimento. Pertence ao segmento A e possui imagem de um crossover, embora disponha de uma altura ao solo de apenas 15 cm.
A dimensão e a colocação da bateria, sob o banco traseiro, facilitam a oferta de habitabilidade nos lugares traseiros e uma bagageira com capacidade superior à de alguns modelos do segmento B: de 290 litros até 620 litros, com o banco traseiro rebatido. Inclui pneu suplente com local próprio debaixo do piso da mala.
Porém, a versão Cargo de dois lugares, sem banco traseiro, anuncia um volume de mala de 1.100 litros e uma carga útil de até 325 kg (comprimento máximo da zona de carga: 1,03 metros).
Esta versão vai estar disponível em Portugal a partir de Maio de 2022.
Para operar essencialmente em frotas de carsharing ou de partilha em empresas, a versão Business apresenta acabamentos mais simples e revestimentos interiores mais resistentes e fáceis de limpar.
Motor e condução do Spring elétrico
Um reparo escutado em relação ao Spring prende-se com a potência do motor: 33 kW, o que equivale a 44 cv.
Para um automóvel com vocação urbana é potência suficiente, mesmo em estrada, onde a velocidade máxima está limitada a 125 km/h.
Com o modo ECO ativado, para ganhar mais uns quilómetros de autonomia, a potência desce para 30 cv (23 kW) e a velocidade máxima fica limitada a 100 km/h.
Com dois ocupantes e o modo ECO ativado, a experiência de fazer a subida de Monsanto no sentido Lisboa-Cascais revelou falta de potência. Porém, desativado o modo ECO em andamento, imediatamente o Spring iniciou um aumento de velocidade em resposta à aceleração.
Apesar de parecerem escassos, os 44 cv do motor utilizado pelo Spring são assim suficientes para a vocação urbana do modelo.
Tal facto deve muito ao peso do conjunto: menos de uma tonelada em vazio (970 kg), notável para um veículo elétrico, onde uma parte substancial do peso é agravada pela bateria.
A combinação das dimensões do Spring (alto e estreito) com a leveza submete o Dacia Spring a alguma instabilidade quando sujeito a ventos laterais. Um facto reportado a todos os modelos com as características anteriores, incluindo de segmento superior, e acentuado em velocidades mais altas.
Consumo, autonomia e carregamento da bateria
Dimensão e peso contribuem para duas vantagens: um raio de viragem reduzido, de 4,8 metros, útil para circulação urbana, e consumos de energia baixos: consumo WLTP de 13,9 kWh/100 km.
Porém, durante a apresentação foi possível atingir valores ainda mais reduzidos: 12,6 kWh. Resultado de um percurso de 169 km, sensivelmente metade realizado em autoestrada e o restante em estradas nacionais ou em trajeto urbano.
Nessa condição, no final do percurso, restava 18% de bateria, indicando autonomia para mais 38 km.
Mas aos primeiros 100 km do percurso, a autonomia restante era de 149 km, com 71% de bateria. O que indiciava um consumo de energia ainda mais reduzido.
Com potência de carregamento de 30 kWh, o Dacia Spring recarrega a bateria a partir de ficha na parte frontal do veículo, coberta por tampa com o símbolo da marca.
As opções e tempos de carregamento são os seguintes:
- Num posto de carregamento rápido de corrente contínua (DC), de 30 kW ou superior, 80% da carga da bateria é conseguida em menos de uma hora, enquanto 100% é atingida em menos de hora e meia;
- Num ponto de carga de 7.4 kW (AC) em menos de 5 horas;
- Num ponto de carga de 3.7 kW em menos de 8,5 horas;
- Numa tomada doméstica convencional de 220 V (2.3 kW) ou numa tomada Green’Up, com o cabo Flexicharger (modo 2) em menos de 14 horas, caso a bateria esteja totalmente descarregada.
A bateria não é refrigerada.
Equipamento do Dacia Spring em Portugal
Os modelos Dacia seguem o princípio de proporcionar o essencial de modo a manter controlada a proposta de preço.
Porém, grande parte dos clientes que fizeram a pré-reserva do Spring optaram pelo nível mais elevado de equipamento. Destes, cerca de 45% foram clientes empresa, essencialmente PME e ENI.
Entre o “essencial” da versão de entrada (Comfort) encontra-se:
- Ar Condicionado;
- Rádio com Bluetooth e USB;
- Computador de bordo;
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos;
- Espelhos retrovisores exteriores com comando elétrico;
- Jantes de 14 polegadas;
- Banco do condutor regulável em altura;
- Sistema de ajuda ao arranque em subida;
- Limitador de velocidade;
- Sensor de luminosidade.
A versão Comfort Plus, que se diferencia por detalhes estilísticos em laranja no exterior e no habitáculo, acrescenta:
-
- Câmara de marcha-atrás;
- Estofos em pele sintética (TEP);
- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro;
- Sistema multimédia MediaNav de sete polegadas;
- Stripping lateral com decoração em laranja.
Lista completa de equipamento, dimensões e detalhes técnicos do Dacia Spring
O equipamento de segurança proposto de série inclui ainda:
- ABS;
- ESC, controlo de estabilidade;
- Distribuição eletrónica da força de travagem;
- 6 airbags;
- Travagem de emergência automática, ativada acima dos 7 km/h. Utiliza o radar posicionado na dianteira para detetar a distância ao veículo da frente, esteja este parado ou em movimento. Se o sistema detetar que há risco de colisão, o condutor recebe um alerta acústico e visual. De seguida, o sistema incrementa potência à travagem, se o risco de acidente ainda se mantiver quando o condutor aciona os travões. Se o condutor travar com menor intensidade ou não travar de todo, o sistema adiciona “força” extra à travagem ou até trava a fundo;
- Aços de alta resistência no reforço da carroçaria em torno da célula do motor e do habitáculo;
- Zona inferior da carroçaria reforçada para proteger a bateria de impactos. Para facilitar o acesso aos serviços de emergência em caso de necessidade, esta zona vem equipada com um sistema de desconexão das baterias e um sistema de abertura rápida que permite aceder, mais facilmente, ao interior da bateria.