Entre frotas de táxi e de algumas empresas com modelos de passageiros, mas também graças ao comercial Dokker Van, o mercado “corporate” representou cerca de 20% das vendas totais da Dacia em Porrtugal.
Das 20 marcas automóveis que mais venderam ao longo de 2014, a marca nascida na Roménia foi aquela que mais cresceu em valores percentuais. Praticamente duplicou o resultado obtido em 2013, apresentando um crescimento de 96,2% e uma quota total de mercado de 2,3%.
Das 3.893 unidades vendidas, 460 foram comerciais ligeiros. Mais precisamente Dokker Pack Van de 2 portas com motor 1.5 dCi de 90 cv. Só com este modelo a Dacia conseguiu posicionar-se como a 12.ª mais vendida neste segmento, com 1,76% de quota deste mercado.
Graças ainda a este aumento, em conjunto com os números da líder Renault, a quota total de mercado do grupo francês em Portugal foi de 15,1%.
“A Dacia tem cada vez mais notoriedade em Portugal e o facto de, em 2014, ter renovado ou apresentado novos modelos ajudou a este crescimento. Nos comerciais ligeiros só com um modelo vendeu 2,5 mais do que em 2013; o Duster continua a ser um sucesso e a gama Sandero conheceu um grande impulso com a novidade que foi a versão Stepway. Sem esquecer a Logan MCV, que é a carrinha mais barata do segmento”, Xavier Martinet, administrador-delegado da Renault Portugal, justifica desta forma o bom resultado alcançado.
“Em 2015, a Dacia seguramente vai ter uma maior presença em Portugal e vender mais unidades independentemente da evolução do mercado. Em breve, a disponibilidade de uma versão Lodgy Stepway vai contribuir muito para que isso aconteça.”