Com um simples gesto através de um smartphone, os veículos seguem sem condutor para o lugar de estacionamento, sem qualquer necessidade de intervenção por parte do condutor.

O estacionamento automatizado desenvolvido em conjunto pela Daimler e pela Bosch representa um marco histórico rumo à condução autónoma.

A partir do início de 2018, os visitantes do museu da Mercedes-Benz e utilizadores do parque de estacionamento poderão experimentar este novo serviço, evitando desta forma perder tempo a estacionar os seus veículos.

Esta solução de “piloto automático” é a primeira solução a nível mundial suportada por uma infraestrutura para um serviço de estacionamento automatizado em situações da vida real.

Esta solução é viabilizado através de uma infraestrutura criada pela Bosch, em conjunto com a tecnologia Mercedes-Benz que equipa os veículos da marca.

Os sensores instalados no parque controlam o corredor, a sua zona circundante e manobram o veículo.

A tecnologia equipada no veículo desempenha as manobras de condução em segurança e em resposta aos comandos da infraestrutura de parqueamento de veículos.

Os sensores da infraestrutura e a tecnologia de comunicação são fornecidos pela Bosch.

A Daimler fornece o parque de estacionamento do museu e realiza a pilotagem dos veículos, definindo o interface entre a infraestrutura e o veículo juntamente com a Bosch e adaptando a tecnologia dos sensores e do software equipados no veículo.

Antes da implementação deste serviço automatizado no início de 2018 será necessária a aprovação final da parte das autoridades de licenciamento.

Só depois estarão reunidas todas as condições para que o parqueamento automatizado seja disponibilizado a todos os utilizadores do parque do Museu Mercedes-Benz.

A Bosch e a Mercedes-Benz tencionam utilizar este projeto para adquirir experiência relativamente à utilização dos parques automatizados.

Para os operadores, o estacionamento automatizado significa uma utilização mais eficiente do espaço de estacionamento disponível, uma vez que podem ser estacionados até mais 20% de veículos no mesmo espaço.