Estas são as principais conclusões de um estudo desenvolvido pela Deloitte, em colaboração com o Compete 2020 e com a Mobinov, sobre a industria automóvel nacional e o seu impacto na economia, emprego e sociedade.
“Os resultados são inequívocos quanto à importância estratégica da industria automóvel para Portugal”, refere a nota introdutória do trabalho.
O documento da consultora Deloitte resulta de um estudo comparativo tendo por base os dados de 2019 e 2020.
Tem como objecto central toda cadeia de valor do cluster da indústria automóvel em Portugal: construtores, fornecedores e produção de componentes, assim como actividades relacionadas com impacto directo e indirecto na economia portuguesa.
Aborda ainda os reflexos causados pela pandemia da Covid-19.
Aborda ainda os reflexos causados pela pandemia da Covid-19.
https://fleetmagazine.pt/2021/12/02/carros-novos-portugal-novembro-2021/
Impacto económico e social da indústria automóvel em Portugal:
- O cluster da Indústria Automóvel em Portugal assume-se como um setor vital para a economia portuguesa, tendo gerado, em 2019, um volume de negócios de 15.900 milhões de euros e uma riqueza (VAB), direta e indireta, de 6.400 milhões de euros (~ 3% do PIB nacional);
- Cerca de 99% do volume de negócios consolidado do cluster da Indústria Automóvel em 2019 correspondeu a exportações, representando cerca de 28% das exportações de bens transacionáveis (exceto combustíveis e lubrificantes a nível nacional no mesmo período);
- O cluster da Indústria Automóvel em Portugal apresentou, em 2019, um investimento 989 milhões de euros, representando um elevado peso no investimento total do sector transformador a nível nacional, gerando um efeito mobilizador na restante economia;
- O cluster da Indústria Automóvel em Portugal foi responsável, em 2019, por mais de 90.000 postos de trabalho diretos a nível nacional, tendo contribuído de forma significativa para o crescimento do emprego na indústria transformadora e para a coesão territorial;
- A produtividade aparente do cluster da Indústria Automóvel em Portugal é cerca de 40% superior à média da indústria transformadora nacional, sendo 72% superior à média nacional, apesar da mesma ser reduzida quando comparada com os restantes países na Europa;
- Para além dos benefícios socioeconómicos medidos pelo impacto direto e indireto do cluster, o mesmo gera múltiplos benefícios adicionais na cadeia de valor, nomeadamente fruto do enraizamento de uma cultura única de qualidade, rigor e método;
- O cluster surge como uma indústria que cria um efeito de arrasto em toda a economia e restantes setores económicos que contribuem para a mesma, gerando externalidades positivas ao nível de infraestruturas, inovação, qualificação dos RH e projeção internacional, entre outros.
https://fleetmagazine.pt/2021/12/07/fuso-canter-tramagal/
Impacto da COVID-19 para a indústria automóvel em Portugal
- O impacto da pandemia fez-se sentir na quebra da procura por automóveis a nível europeu, refletindo-se num menor volume de exportações do Cluster em Portugal, com impacto na riqueza gerada, no investimento e no emprego:
- Quebra acentuada do volume de negócios devido à diminuição da procura na Europa;
- Quebra significativa da riqueza com impacto na margem operacional do setor;
- Redução acentuada do investimento como forma de gerir fundo de maneio no curto-prazo: sensivelmente menos 44% de investimento;
- Maior rigidez de emprego justificada pelas medidas de apoio às empresas e pela resiliência do setor: quebra de 4% do número de trabalhadores.