A eletrificação é um dos grandes desafios da gestão de frotas nos dias de hoje. Se é claro o impacto positivo dessa transição, a forma como deve ser feita varia de empresa para empresa e deve ser devidamente acompanhada.

Para entender os desafios e procurar as respostas para esta transição, conversámos com Alberto Godinho, vice-presidente da Carby, marca que representa 16 insígnias do sector automóvel em mais de 60 pontos de venda e assistência no país.

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Antes de iniciarmos a entrevista, falava-nos dos 3 fatores de sustentabilidade que influenciam a transição para a mobilidade elétrica. Pode voltar a explicar-nos esse ponto de vista?

Quando falamos de mobilidade elétrica, falamos, naturalmente, de sustentabilidade ambiental. Mas sempre que ajudamos um cliente nessa transição, temos também em conta outros dois tipos de sustentabilidade: a financeira e a operacional.

Relativamente à sustentabilidade operacional, falamos das operações diárias da empresa, que devem ser realizadas com o mesmo ou maior grau de eficiência e conforto que já tinham anteriormente.

Tal vai variar de empresa para empresa e mediante, por exemplo, as rotas realizadas serem mais longas ou mais curtas. Há que ter também em consideração outros aspetos tais como a taxa de ocupação diária por viatura, os percursos efetuados, a finalidade de cada viatura, entre outros. Só com essas premissas devidamente avaliadas, será possível estudar as soluções mais vantajosas para cada empresa.

No nosso caso, cabe ao Serviço Corporate da Carby, em parceria com a empresa, interpretar todas as premissas e aconselhar o tipo de motorização que melhor se adequa a essas necessidades, tendo em conta toda a panóplia atual existente: viaturas térmicas, com recurso a GPL, híbridas ou elétricas.

E quanto à sustentabilidade financeira?

A sustentabilidade financeira tem a ver com o orçamento que a empresa tem disponível para essa transição energética, tendo em conta, inclusive, a possível instalação de soluções de carregamento na empresa.

Muitas empresas começam já a estabelecer prazos para tornar a frota 100% verde. E isto tem razões muito lógicas: a primeira é garantir uma renovação que não coloque em causa a saúde financeira; a segunda é o estabelecimento de um compromisso com a sustentabilidade ambiental; e, a terceira é a contínua evolução da tecnologia dos elétricos ao mesmo tempo que os seus preços de aquisição se assemelham aos térmicos.

É isto que fazemos no Serviço Corporate da Carby: apresentar ao cliente uma solução à medida que permita tornar a sua frota mais sustentável ambientalmente, garantindo os outros dois aspetos: a sustentabilidade financeira e operacional da empresa do nosso cliente.

As soluções à medida têm um peso cada vez maior na transição para a mobilidade elétrica. Talvez pela necessidade de adaptação a essa nova realidade. Como é que um parceiro como a Carby consegue ajudar nesse aspeto?

A partir do momento que o cliente escolhe a Carby, é-lhe atribuído um gestor dedicado à sua empresa. E, este gestor, como gostamos de dizer internamente, trabalha como um alfaiate: ouve o cliente, percebe o que ele precisa, onde quer chegar, estuda as premissas que falamos anteriormente e, no final, desenvolve uma solução à sua medida. Traduzindo isto para gíria automóvel, analisamos todas as premissas da frota como a quilometragem diária, o tipo de percursos, os segmentos que equipam a frota do cliente, as possibilidades de carregamento, a finalidade de cada viatura, os objetivos e ambições do cliente, entre outras variáveis.

Depois, há uma fase de adaptação ao dia-a-dia num carro elétrico: como carregar, onde carregar, como gerir a bateria, tratar da manutenção, etc. Da nossa parte, somos uma linha de contacto direto com o cliente empresarial para o ajudar com tudo isso.

O que diria a um empresário que tenciona fazer a transição para a mobilidade elétrica?

Tal como em todas as grandes decisões na vida, é preciso ter bons parceiros e um bom aconselhamento. Um bom parceiro faz toda a diferença, principalmente, em frotas maiores.

Depois, claro, há o know-how do parceiro e a relação que se estabelece, que influencia sempre o bem-estar e objetivos de todos. E, na Carby acreditamos em cooperação e relações de confiança. Internamente, com a nossa equipa, e externamente, com os nossos clientes. E sabemos que para podermos ajudar um cliente, temos de criar essa relação de confiança com ele. Para isso, muito contribui o nosso background: a Carby resulta da união estratégia dos concessionários do Grupo JAP e do Grupo Entreposto numa só insígnia. São mais de 100 anos de experiência e expertise que colocamos ao serviço do nosso cliente.

Qual é a grande vantagem da Carby para as empresas?

A dedicação que colocamos no nosso trabalho, porque é ela que está na base da qualidade e confiança que entregamos e transmitimos ao cliente.

Através da Carby, o cliente entra num universo de 16 marcas do sector automóvel. Isto permite-nos ter muita flexibilidade e capacidade de resposta que, mais uma vez, ajuda-nos a desenvolver uma solução à medida do cliente. E, depois, a proximidade que a nossa presença geográfica confere: estamos presentes de Norte a Sul em mais de 60 pontos, o que possibilita ajudarmos o cliente em praticamente todo o país.