A Dongfeng Sokon é um importante construtor automóvel de origem chinesa. Já presente em vários países europeus, incluindo Espanha, a marca DFSK chega agora a Portugal através da Irrimac, que começou por importar pequenos comerciais ligeiros totalmente elétricos ou com motor a gasolina
A construtora chinesa quer entrar no mercado dos comerciais ligeiros com a série K01 e C. A primeira, disponível em versões a gasolina e outra 100% elétrica, é um furgão pequeno, com uma capacidade de carga de cerca de 900 kg e manobrabilidade ideal para operações logística urbana.
Com autonomia para até 120 km, o pequeno DFSK K01He possui uma bateria de iões de lítio de 17 kWh. Está previsto em versão cabine e versão cabine dupla, sendo esta a maior aposta da Irrimac, uma vez que as reduzidas dimensões de ambas as versões (pouco mais de 4m de comprimento e 1,5m de largura), fazem deste o veículo ideal para municípios e serviços.
“Pela nossa experiência em Espanha, num município de grandes dimensões, cada unidade faz entre 60 e 80 km por dia”, diz Francisco Sales, diretor comercial da empresa.
Demonstrações a potenciais clientes já começaram: o K01He já foi usado pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica num turno de 24 horas. Em dois turnos foram percorridos 70 km.
“Felizmente, e dadas as restrições à circulação no centro de Lisboa, entrámos no mercado num momento interessante”, diz este responsável, lembrando ainda a facilidade com que o modelo se desloca em ruas com maior limitação de espaço.
O DFSK K01H é a versão a gasolina. Possui as mesmas dimensões e capacidade de carga que o seu irmão elétrico e motor Dongfeng 1.2 de 84 cv com caixa manual de cinco velocidades que, em alternativa, pode ser também configurado para funcionar a GPL.
A série C, a “versão mais robusta” com motores a gasolina 1.2 de 88 cv e 1.5 de 115 cv, pode dispor de cabine simples ou cabine dupla, adaptáveis a múltiplas aplicações. Embora focado em alguns municípios-chave do país, Francisco Sales reconhece que há mais mercado para estas viaturas em Portugal.
“No caso espanhol, território onde a DFSK circula há oito anos, encontram-se redes de distribuição de gás com comerciais Série C”.
Relativamente à distribuição e manutenção dos comerciais DFSK, o importador diz que, para chegar ao público-alvo, quer privilegiar o contacto direto com o cliente. A Irrimac, que conta com 25 anos de atividade no nosso país, está em negociação com os concessionários Suzuki para a futura distribuição das viaturas. A assistência técnica será assegurada por estes concessionários, que receberão formação para tal, e quanto à venda de peças garante que o seu fornecimento será direto, a partir de Espanha, de onde provêm também as viaturas.