2021 pode muito bem ser o ano dos híbridos plug-in (PHEV) nas empresas.
O início de 2021 é revelador desta inclinação nas escolhas dos gestores de frota e há dois fatores a reter:
- A maior oferta de carros PHEV
- A queda do diesel
Em janeiro, nos cinco principais mercados europeus, registou-se mesmo um recorde: uma quota de 11,7% de híbridos plug-in no sector frotista.
A presença de híbridos plug-in nas empresas é quase três vezes maior do que a registada no mercado de clientes particulares, e embora não haja forma de definir que esta é a principal razão, os benefícios fiscais em muito contribuem na hora de escolher este tipo de solução motora.
França, Reino Unido, Itália e Espanha registam todos aumentos nas quotas deste tipo de veículo, mas é a Alemanha o país a registar a maior subida. Em janeiro, o principal mercado automóvel europeu registou mesmo um crescimento de 17% das soluções PHEV para o sector frotista.
Marcas como a Mercedes-Benz, BMW, Audi e Volkswagen representam quase 70% dos carros de empresa na Alemanha, sendo seguidas de perto de marcas como a ŠKODA e a Volvo.
Estes são dados da Dataforce, empresa sediada em Frankfrut, dedicada à análise do mercado frotista europeu.
https://fleetmagazine.pt/2021/02/19/tributacao-autonomia-hibridos-plug-in-50/
Por outro lado, a quota de carros diesel nas empresas, nos cinco principais mercados europeus, tem vindo a cair de há cinco anos para cá.
Itália é mesmo o país que mantém uma quota “estável” de carros diesel nas empresas: 59,9% (a maior comparativamente aos restantes mercados).
Mas desde 2015 qua a quota de veículos diesel nas empresas caiu 30 pontos percentuais (de 72,5% para 42,0%).
A maior queda deu-se em mercados como o espanhol ou o britânico, onde a presença do diesel caiu para metade.
E embora seja cada vez mais rara a presença em segmentos mais pequenos, também se começa a verificar uma tendência para a queda de motorizações a gasóleo nos segmentos médios e superiores.
Este ano assistiremos, com certeza, a um aumento significativo de soluções eletrificadas (100% elétricos e híbridos plug-in). A chegada destas soluções pode mesmo contribuir para a transição de carros com motores de combustão interna para ligeiros 100% elétricos ou híbridos.