Até final de 2022, a DPD, empresa de transporte expresso, vai ter 127 veículos elétricos para distribuição em Portugal.

A DPD inicia hoje a segunda fase da descarbonização da sua frota de distribuição, com a colocação de 70 veículos elétricos e respetivos carregadores em diversas localidades.

Os veículos em questão são Mercedes-Benz eSprinter e foram adquiridos num regime de renting a 36 meses.

Onde vão estar as novas viaturas elétricas?

Em 2019, a DPD iniciou o processo de transformação da sua frota em Lisboa, onde atualmente atuam 55 unidades de distribuição 100% elétricas. Agora, a empresa vai alargar a distribuição com viaturas elétricas a estas cidades, cada uma a receber as seguintes unidades:

  • Porto – 46
  • Seixal – 4
  • Guarda – 1
  • Évora – 2
  • Viseu – 2
  • Leiria – 3
  • Faro – 5
  • Funchal – 5

Os veículos elétricos da empresa representam agora 18% da sua frota e, em 2023, a empresa prevê alargar este número para 208 unidades, passando assim a ter 28% da sua frota eletrificada.

Diz a DPD que, com a eletrificação da sua frota, a empresa contribui para atingir os objetivos integrados na estratégia verde até 2025 definida pelo DPDgroup.

Até 2025, o DPDgroup quer ter 15 mil veículos de emissões reduzidas em 350 cidades europeias. Segundo o grupo, “um investimento desta natureza situa-se nas várias centenas de milhões de euros, sendo que cada filial tem os seus objetivos traçados em função do tipo de veículo a utilizar”.

Sobre esta iniciativa, Olivier Establet, CEO da DPD Portugal, diz que o objetivo continua a ser chegar a mais cidades com a frota verde DPD, bem como “reforçá-la nas cidades em que já circula”.

O responsável máximo pela distribuidora no nosso país acrescenta ainda que “é sempre gratificante” assistir aos objetivos definidos pela empresa, bem como observar o “grande contributo” que a DPD está a dar no que toca a impulsionar uma mobilidade verde e, consequentemente, um planeta mais sustentável.