O DS 3 Crossback E-Tense (100% elétrico) e o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 (híbrido Plug-in) já estão disponíveis para entrega em Portugal. Os dois novos crossback da marca premium do Groupe PSA são prova do seu compromisso com a eletrificação e do posicionamento junto das empresas, que cada vez mais procuram soluções eletrificadas.
A partir de 2025, todas as novidades da DS Automobiles serão eletrificadas. É uma estratégia da DS, que diz acreditar nas vantagens desta tecnologia. “O conceito E-Tense reforça a assinatura única da DS: a aliança do requinte e da tecnologia avançada em modelos topo de gama”.
Um dos serviços associados a estes dois modelos eletrificados é o MyDS, que permite o acesso a todos os dados do automóvel: onde está estacionado, o estado da carga da bateria, dados de consumo, quilometragem ou autonomia restante. O utilizador do MyDS pode ainda gerir remotamente o pré-condicionamento térmico e o carregamento da bateria do veículo.
O DS 3 Crossback E-Tense está disponível a partir dos 41 mil euros (versão So Chic) e o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 está disponível a partir dos 53.800 euros (versão Be Chic).
Serviços associados
A app FREE2MOVE dispõe de um planificador de percursos integrado para estes dois novos modelos. O que faz? Permite preparar uma viagem e confirmar os eventuais pontos de carregamento. Junto aos pontos de carga identificados, e através da opção FREE2MOVE SERVICES, o utilizador pode pagar a taxa de carregamento passando o respetivo cartão em frente ao terminal.
O DS Mobility Pass, por exemplo, permite o acesso a tarifários especiais num aluguer de curto prazo para outros modelos da gama DS.
Tanto o DS 3 Crossback E-Tense como o DS 7 Crossback E-Tense 4×4 vêm com uma WallBox de 7,4 kW (disponível para clientes particulares).
O DS 3 Crossback E-Tense
“O primeiro SUV premium 100% elétrico do segmento B”
Um carro com 4,12 metros de comprimento e uma bagageira de 350 litros de capacidade que vem equipado com um motor elétrico de 100 kW, uma bateria com 50 kWh de capacidade e que é capaz de percorrer 320 quilómetros (em ciclo WLTP) até nova recarga de bateria – possível recarregar a 80% em trinta minutos num posto de carregamento de 100 kW, o que representa um total de 250 quilómetros de autonomia (em ciclo WLTP).
Segundo a DS, o DS 3 Crossback E-Tense “visa alcançar 100% de utilizadores do segmento B-SUV Premium” com uma solução 100% elétrica.
A marca acredita – dadas as distâncias percorridas diariamente pelo condutor europeu – será necessário apenas um carregamento semanal (carga total em cinco horas num terminal doméstico utilizando o carregador de 11 kW que está a bordo).
De série, o DS 3 Crossback E-Tense possui dois cabos, um modo 2 e um modo 3, o que garante ligação a todos os tipos de tomadas do mercado.
Ao volante, o condutor pode optar por três modos de condução:
- ECO: maximiza autonomia
- NORMAL: condução elétrica normal
- SPORT: ganho instantâneo de binário
Pode consultar aqui a lista completa de preços para Portugal do DS 3 Crossback E-Tense
O DS 7 Crossback E-Tense 4×4
“Mobilidade sem limites”
Um híbrido plug-in 4×4 com uma potência combinada de 300 cv e 520 Nm de binário. Equipado com um motor PureTech a gasolina turbocomprimido com 200 cv e dois motores elétricos (um dianteiro de 110 cv e um traseiro de 112 cv), uma transmissão automática de oito velocidades e uma bateria de iões de lítio de 13,2 kWh de capacidade, o DS7 Crossback E-Tense 4×4 permite uma autonomia 100% elétrica até 58 quilómetros. Em modo híbrido as emissões de CO2 ficam-se pelos 30 g/km e o consumo médio é de 1,3 l/100 km (em ciclo WLTP).
O DS 7 Crossback E-Tense tem disponíveis os modos de condução “Híbrido”, “Sport” e “4 Rodas Motrizes”.
A bateria pode ser totalmente carregada em duas horas, utilizando uma WallBox dedicada de 32A.
Mas é durante a condução que se pode tirar proveito da tecnologia híbrida e recarregar a bateria graças a um sistema de recuperação de energia que provém da tecnologia da DS utilizada na Fórmula E.
A condução autónoma está presente no DS 7 Crossback E-Tense 4×4. O DS Connected Pilot é um sistema de condução autónoma de nível 2 e permite uma condução semi-autónoma, além de se aliar a outros sistemas de auxílio do condutor:
- DS Active Scan Suspension com amortecimento pilotado
- DS Park Pilot, que permite um estacionamento sem recorrer a gestos (estará disponível apenas no segundo semestre de 2020)
- DS Safety, um conjunto de sistemas de segurança necessários à condução