O novo DS 3 chega a Portugal durante o mês de fevereiro e mantém o caráter multi-energias a que a Stellantis tem vindo a habituar os seus clientes, oferecendo versões equipadas com motores de combustão interna (gasolina e diesel) e uma versão E-TENSE 100% elétrica.

Novidade neste carro é a “queda” do apelido Crossback, passando agora a responder apenas pelo nome de DS 3 e adotando, por seu turno, uma nova secção frontal, novas tecnologias e um novo conjunto máquina elétrica/bateria para a versão zero emissões.

E é precisamente sobre essa versão 100% elétrica que agora nos debruçamos.

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DS 3 E-TENSE 100% elétrico

É o primeiro modelo do universo das marcas Stellantis a disponibilizar no mercado um novo motor elétrico, um redutor e uma nova bateria. Tudo em nome dos ganhos em eficiência e autonomia.

A nova máquina elétrica síncrona híbrida debita uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 V.

O que há de novo neste motor elétrico?

A DS diz: “este motor dispõe de tecnologia de seis polos – para uma melhor relação entre potência e eficiência – e uma bobine de múltiplo enrolamento – para uma maior eficiência e uma maior densidade de potência. A estrutura do bloco é composta por uma tecnologia de fundição por cera que lhe permite integrar o circuito de arrefecimento, obtendo-se, assim, uma maior compacidade e uma total ausência de juntas, melhorando ainda mais a fiabilidade“.

Quanto à bateria de 51 kWh úteis, beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor, o que permite carregamentos rápidos, melhor autonomia (até 404 km em ciclo combinado e acima de 500 km em ambiente urbano) e uma vida útil da bateria de maior duração.

Importa salientar que, relativamente à anterior versão, o novo DS 3 ganha cerca de 84 km de autonomia.

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Para carregar o novo DS 3 E-TENSE, o carregador de bordo de série recebe 100 kW de corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5h15).

Versões térmicas

O novo DS 3 está também disponível com dois motores a gasolina e um diesel:

  • PureTech 100 cv, com caixa manual de seis velocidades;
  • PureTech 130 cv, com caixa automática de oito velocidades;
  • BlueHDi 130 cv, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.

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Um DS 3 conectado

Controlados através da app MyDS, os novos serviços (aplicáveis à totalidade da gama do DS 3) disponíveis permitem:

  • Bloquear/desbloquear as portas;
  • Ligar projetores;
  • Ativar sinal sonoro;
  • Gerir remotamente a carga da bateria da versão elétrica;
  • Controlar a programação do pré-condicionamento térmico;
  • Pesquisar um destino e enviá-lo diretamente para o sistema de infotainment do carro.

A estas funcionalidades acresce a possibilidade de, com a função Trip Planner, permitir deslocações em modo 100% elétrico com a visualização dos postos de carregamento.

Através da app, é ainda possível aceder a estatísticas de condução (consumo energético, tempos e distâncias dos trajetos e até mesmo histórico).

Cinco níveis de equipamento

O cliente DS pode optar por cinco variantes. Uma estrutura de gama repensada, permitindo uma subida em gama mais fluída, diz a DS. “O número de opções foi reduzido, seja através de reforços de equipamento ou pela criação de pacotes opcionais, facilitando a compreensão ao cliente”, diz a marca.

Assim, a gama DS 3 divide-se (principal equipamento de série) em:

  • Bastille: ajuda ao estacionamento traseiro, luzes diurnas EcoLED, jantes de liga leve de 17”, carregador de bordo de 11 kW, climatização automática, sensor de chuva, retrovisores aquecidos com regulação e rebatimento elétricos, arranque mãos-livres, ecrã tátil de 7” + rádio + Bluetooth + Wireless Mirror Screen + 8 altifalantes + entrada USB;
  • Performance Line (adiciona ao anterior): DS Sensorial Drive, decorações exteriores DS Wings, grelha dianteira e embelezadores do capô e faróis em preto brilhante, volante Performance Line, bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros;
  • Performance Line+ (adiciona ao anterior): jantes de liga leve de 18”, faróis traseiros em LED, acesso e arranque mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, pedaleira em alumínio, Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3” + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS CONNECT BOX + Climatização automática + Sensor de chuva;
  • Rivoli (adiciona ao anterior): jantes de 18”, faróis traseiros em LED, acesso e arranque mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros, Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3” + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS CONNECT BOX + Climatização automática + Sensor de chuva;
  • Ópera (adiciona ao anterior): PACK DRIVE 2: Lane keeping assist + Lane Departure Warning + Informação limites de velocidade + Sistema de vigilância do ângulo morto + VISIO PARK 1: ajuda ao estacionamento traseiro e dianteira, câmara de visão traseira, DS CONNECT BOX, Alarme, pára-brisas escurecido, acústico e aquecido, banco do condutor com regulação elétrica + bancos dianteiros aquecidos e com função massagem + volante em couro, Head Up Display + Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3” + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS CONNECT BOX + Climatização automática + Sensor de chuva, carregamento sem fios para smartphones.

Estrutura de preços DS 3 em Portugal

Motorização/VersãoBastillePerformance LinePerfomance Line+RivoliÓpera
DS 3 1.2 PureTech 100 CVM632.025 euros32.525 euros---
DS 3 1.2 PureTech 130 EAT834.875 euros35.375 euros37.975 euros38.525 euros42.125 euros
DS 3 1.5 BlueHDi 130 EAT837.615 euros38.115 euros40.715 euros41.265 euros44.865 euros
DS 3 E-TENSE43.150 euros43.650 euros46.250 euros46.800 euros50.400 euros

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