O DS 4 é a primeira incursão da marca no segmento mais competitivo do mercado europeu. Às empresas interessa dispor de uma versão híbrida plug-in com características premium, que dá acesso a vantagens fiscais como a dedução do IVA e os encargos sujeitos a uma taxa reduzida de Tributação Autónoma.

O DS 4 é um SUV compacto, o tipo de modelo mais procurado atualmente pelos condutores do velho continente.

Razão pela qual a marca francesa deposita fundadas esperanças no sucesso deste carro, nomeadamente no canal B2B, para o qual desenvolveu condições de aquisição muito competitivas, nomeadamente através de pacotes de aluguer operacional disponibilizados pelo Free2move Lease.

Em 2021, ainda sem o DS 4 na gama, a marca vendeu 612 carros em Portugal. Este ano, já com o DS 4 e o igualmente novo DS 9, em contraciclo com a tendência geral do mercado, a DS matriculou, até ao final de maio, mais de metade das unidades do ano anterior, apesar da concorrência forte de modelos com características premium presentes há mais anos em Portugal.

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Uma presença carismática

Os SUV compactos são atualmente o coração das frotas, como até há bem pouco tempo eram as versões station wagon; são os novos modelos aspiracionais, capazes de transmitirem ambição e aventura, mas, simultaneamente, também de manter um lado prático e familiar.

À imagem exterior conseguem aliar uma condução envolvente, um interior diferente mas funcional, enquanto permitem um desempenho mais versátil, sem colocar em risco aspetos importantes para a contabilidade das empresas: segurança, naturalmente, mas também consumo e emissões.

A vontade do DS 4 é, claramente, destacar-se em cada um destes parâmetros. No exterior, o traço arrojado confere-lhe uma presença afirmativa e definitivamente distinta da concorrência, sendo facilmente identificável pela grelha dianteira, lateralmente pelas linhas vincadas da carroçaria, pelas jantes e pelos puxadores das portas embutidos, mas também pela peculiar assinatura luminosa à frente e na traseira do DS 4.

O interior traduz de certa forma uma aparência futurista, repleta de tecnologia e focada no luxo. Ainda que a parte mecânica do DS 4 tenha como ponto de partida modelos do grupo Stellantis, o habitáculo distingue-se por completo na qualidade, nas formas e na disposição do equipamento, mas também na componente digital dos instrumentos e do sistema de infoentretenimento.

A elegância e o savoir faire francês transpiram da escolha dos materiais nobres, estão no desenho de alguns comandos e nos detalhes mais nobres do habitáculo, onde algumas peças apresentam acabamento artesanal.

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Viajar com requinte

O convite à viagem estende-se do habitáculo ao conforto da condução. Parte do segredo reside na suspensão “pilotada” (“DS Active Scan Suspension”) que, com base nas informações recebidas de uma câmara colocada no topo do pára-brisas e de um conjunto de sensores que monitorizam as condições do piso, regulam automaticamente e de modo independente o sistema de amortecimento de cada roda, tornando a suspensão mais firme, ou mais suave, de acordo com as condições da estrada.

A garantia de chegada ao destino sem o corpo cansado está também no sistema de massagem dos bancos dianteiros. E para que o condutor possa desfrutar ainda mais desse conforto, não terá sequer de desviar o olhar da estrada: o DS 4 proporciona uma tecnologia de “realidade aumentada”, que projeta a informação essencial à condução diretamente no pára-brisas, como se ela estivesse marcada na estrada, quatro metros à frente da linha de visão do condutor. Esta solução aumenta também a segurança, preocupação que se evidencia nos muitos sistemas de ajuda à condução e equipamentos de segurança ativa que estão presentes, de série, logo na versão de entrada.

Gama diferenciadora

O DS 4 apresenta-se com três estilos de carroçaria: DS, Cross mais polivalente, e Performance Line, com aspeto mais dinâmico, desdobrados em outras tantas versões de equipamento que vincam a naturalidade francesa: Bastille +, Trocadero e Rivoli.

Aos três motores a gasolina com 130, 180 e 225 cv, e ao 1.5 BlueHDi de 130 cv, todos com caixa automática de oito velocidades, junta-se a mecânica híbrida plug-in a gasolina de 225 cv: o DS 4 E-TENSE.

Para esta versão PHEV, com autonomia exclusivamente elétrica de até 55 km, consumo combinado de 1,3 l/100 km e emissões CO2 de 30 g/km, o Free2move Lease anuncia uma renda mensal competitiva, possível com a dedução do valor do IVA por parte de empresas: 413 euros para o DS 4 E-TENSE 225 Performance Line, por um prazo de 48 meses/60 mil quilómetros.

Sem descurar que os encargos ficam sujeitos a taxa reduzida de Tributação Autónoma (10% no caso do preço de aquisição considerado situar-se no intervalo de 27.500 a 35.000 euros, valor deduzido de IVA), esta potente mas eficiente versão acrescenta condições de conforto e segurança e, naturalmente, equipamento próprio da eletrificação.

Se a opção recair sobre a solução diesel, o 1.5 BlueHDi Performance Line de 130 cv, também com caixa automática de oito velocidades, tem uma proposta Free2move Lease por 583 euros/mês, igualmente por um período de 48 meses/60 mil quilómetros.

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