O DS 9 é a nova berlina premium do grupo Stellantis. Este sedan de três volumes com quase cinco metros de comprimento está disponível em Portugal apenas na variante híbrida plug-in E-TENSE com preços a começar nos 59 mil euros.
A DS, que procura reforçar a sua presença no segmento de topo e de luxo, é clara quando se refere ao DS 9 como o seu “porta-estandarte” – um carro que que pretende, segundo David Correia, Brand Manager da marca em Portugal, posicionar-se como uma alternativa aos líderes do segmento D premium.
O topo de gama da DS Automobiles baseia-se na nova versão da plataforma EMP2, com uma distância entre eixos de 2,90 metros que garante aos passageiros dos assentos traseiros muito mais espaço quando comparado com automóveis do mesmo segmento.
O que também beneficia desta nova plataforma é a capacidade de carga da bagageira, com uns expressos 510 litros.
Por fora, destaque para a dianteira expressiva, que ostenta o sabre DS numa linha contínua que vai da dianteira do capô ao pára-brisas. Os flancos são lisos e realçados pela integração dos puxadores das portas, na cor da carroçaria. Quanto à secção traseira, que reflete linhas fluidas e com óticas cinzeladas com formato de escamas para criar um efeito tridimensional, beneficia de um desenho estético sóbrio e que, reinterpretando os códigos estilísticos da marca francesa, reforça o estatuto luxuoso desta berlina.
E é mesmo no segmento de luxo que a DS se quer posicionar. Prova disso é a utilização de materiais nobres a bordo, aplicados em grandes superfícies – o tabliê inteiramente revestido em couro e a confeção dos bancos em forma de bracelete destacam o já característico e revelador ‘savoir-faire’ francês da marca da Stellantis.
Outros detalhes como as teclas em cristal, o revestimento do tejadilho e das palas pára-sol em Alcantara ou as pegas das portas e o centro do volante em couro aplicado manualmente são também eles reveladores da aposta da marca numa experiência sensorial que não se extingue apenas quando nos sentamos ao volante quer das versões PERFORMANCE LINE + ou RIVOLI + (os dois níveis de equipamento disponíveis para Portugal).
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Um DS 9 eletrificado
Para dar continuidade à experiência de condução confortável e exclusiva contribui, em muito, o conjunto híbrido composto por um motor sobrealimentado PureTech a gasolina de 180 cv e um motor elétrico de 80 kW – um bloco que, aliado a uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade, é capaz de proporcionar até 56 km de autonomia e um consumo de combustível homologado de 1,5 l/100 km (em ciclo WLTP).
Já as emissões de CO2 situam-se entre os 34 e os 35 g/km, o que coloca o DS 9 num patamar abrangido pela taxa reduzida de 25% de Imposto Sobre Veículos (ISV), sendo o principal reflexo sentido sobre o seu preço final que, anunciado para Portugal, é de 59.100 euros na versão PERFORMANCE LINE + e de 61.000 euros na versão RIVOLI +.
Equipado com um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria de tração durante a condução, o DS 9 permite, recorrendo à função E-Save, manter um determinado nível de carga na bateria – ideal para situações de entrada em zonas de emissões reduzidas, por exemplo.
O carregador de bordo de 7,4 kW garante que é possível carregar a bateria em 1h45 num posto de carregamento, utilizando o cabo fornecido de série com o DS 9.
Conforto e segurança ao volante
Capítulo no qual cada vez mais as marcas investem. Num carro do segmento premium estas são características fundamentais.
Como tal, o DS 9 vem equipado com alguns sistemas de assistência à condução que visam única e exclusivamente melhorar a experiência a bordo:
- DS Drive Assist: permite uma condução semiautónoma de Nível 2. O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 no centro da faixa de rodagem, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção e é utilizável até aos 180 km/h
- DS Park Pilot: um sistema de ajuda ao estacionamento que deteta um espaço livre para estacionar, mesmo com o carro em andamento (até 30 km/h de velocidade). Ao condutor basta indicar como quer estacionar – em paralelo ou em espinha – e manter pressionado o botão Park. O carro faz o resto, de forma automática
- DS Night Vision: o DS 9 lê a estrada durante a noite graças a uma câmara de infravermelhos que deteta peões, ciclistas e animais até 100 metros de distância
- DS Driver Attention Monitoring: um sistema que regista continuamente os olhos do condutor – mediante uma câmara de infravermelhos montada acima do volante – em busca de sinais de fadiga ou para onde o condutor está a olhar. O sistema identifica assim as perdas de atenção através da deteção de comportamentos fora do normal num destes fatores e intervém, avisando o condutor para a mudança brusca de atitudes ao volante
- DS Active LED Vision: o sistema de faróis adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do veículo