É o maior e o mais exclusivo modelo da DS. O DS 9 é uma berlina estatutária que combina luxo com tecnologia e que têm como concorrentes automóveis premium do segmento D/E.

O habitáculo é marcado por detalhes que provocam algum aparato e que se destinam a criar uma impressão de qualidade e luxo.

O DS 9 caracteriza-se ainda por garantir um interior bastante amplo (com muito espaço para as pernas nos lugares traseiros), elevado conforto e uma escolha cuidada dos materiais.

Proporciona muito equipamento destinado a assegurar conforto, como bancos aquecidos e com sistema de massagem, incluindo em dois lugares traseiros.

Possui muita tecnologia, com forte aposta no digital, como forma de transferir alguns comandos mais tradicionais para o ecrã táctil de 12 polegadas.

Outra característica marcante é a capacidade de amortecimento, assegurada pela DS Active Scan Suspension.

Através de uma câmara situada no topo do para-brisas, que analisa a estrada em conjunto com quatro sensores de posição e três acelerómetros que registam cada movimento, a informação transmitida a um computador desencadeia uma ação independente sobre cada uma das rodas, de forma a garantir segurança e o conforto.

Esta tecnologia acaba por contribuir também para um maior silêncio durante a viagem.

O DS9 só está disponível com duas motorizações híbridas plug-in: 250 cavalos e tração dianteira e 360 cavalos e tração integral, pelo que é a gama mais eletrificada da marca.

Para clientes profissionais, a Free2Move tem propostas com rendas a partir de 616 euros para períodos de 48 meses/60.000 km.

DS4: SUV compacto premium com versão plug-in no segundo escalão da Tributação Autónoma

Gama de preços e motores para Portugal do DS 9

Os preços ao público do DS 9 E-TENSE de 250 cv arrancam nos 62.100 euros e do DS de 360 cv nos 74.900 euros.

A gama DS 9 em Portugal assenta em dois únicos níveis de equipamento – Performance Line + e Rivoli + – , com um intervalo de preço de 1.900 euros entre os dois níveis de equipamento:

VERSÃOCILINDRADA
(cm3)
POTÊNCIA MÁXIMA
(cv)
EMISSÕES DE CO2 WLTP
(circuito misto) - g/km
PVP RECOMENDADOIVA IUC
DS 9 E-TENSE4x2 250 Performance Line +15982502662 100 euros11 612 euros137.14
DS 9 E-TENSE 4x2 250 Rivoli +15982502664 000 euros11 967 euros137.14
DS 9 E-TENSE4x4 360 Performance Line +15983604174 900 euros14 006 euros137.14
DS 9 E-TENSE 4x4 360 Rivoli +15983604176 800 euros14 361 euros137.14

Com base no PVP anunciado e não englobando desconto para frota, nenhuma das versões preenche uma das condições requeridas (limite de custo de aquisição até 50 mil euros, sem IVA) para poderem beneficiar de taxa reduzida de Tributação Autónoma sobre os encargos com a viatura (17,5% em vez de 35%).

Porém, as duas motorizações híbridas plug-in preenchem as restantes condições: autonomia em modo eléctrico superior a 50 km e emissões CO2 abaixo de 50 g/km.

Em comum, as duas versões partilham um motor a gasolina 1.6 com 200 cv.

A parte elétrica da componente híbrida plug-in do D9 de 250 cv utiliza um motor elétrico de 110 cv (80 kW), alimentado por uma bateria de iões de lítio com 15,6 kWh.

A autonomia máxima é de 67 km em cidade, para emissões CO2 de 26 g/km e um consumo de 1,1 l/100 km (ciclo combinado WLTP).

O DS 9 E-TENSE 4×4 360 passa a ser a versão mais potente de toda a gama da marca do grupo Stellantis.

Comparativamente ao DS 9 de 250 cv acrescenta um motor elétrico de 113 cv no eixo traseiro, alimentado por uma bateria de 11,9 kWh, capaz de assegurar até 51 quilómetros de autonomia elétrica em ciclo combinado.

O consumo combinado WLTP é de 1,8 litros, para emissões CO2 de 41 g/km.

Ambas apresentam um binário máximo de 360 Nm. O carregador de bordo de 7,4 kW permite um carregamento completo em cerca de 2,5 horas na versão menos potente, um pouco menos no DS 9 que possui uma bateria com menos capacidade.

Uma app exclusiva – DS Energy Coach – ajuda o condutor a otimizar a regeneração energética durante as fases de desaceleração. Os resultados são apresentados no ecrã central.

Veja todas as características do DS 9 (MY 2022).