O DS N°8 é inspirado no concept DS AERO SPORT LOUNGE e será lançado na Europa em 2025.
Não são por enquanto conhecidos preços mas, em Portugal, é expectável uma versão que possa ter um custo de aquisição abaixo dos 62.500 euros, IVA não incluído.
A plataforma utilizada é a STLA Medium do Grupo Stellantis, otimizada para baterias de até 97,2 kWh e jante de dimensão elevada.
Estará disponível com três opções de motores elétricos: 230 cv, 245 cv e 350 cv. A versão mais potente conta com dois motores e tração integral.
Todas as versões têm um aumento de potência temporário: 30 cv extras nas versões FWD (260 cv), 35 cv na versão FWD LONG RANGE (280 cv) e 25 cv na versão AWD LONG RANGE (375 cv).
O DS Nº8 é proposto com duas baterias: de 74 kWh para a versão FWD (230 cv) e 97,2 kWh para as versões FWD LONG RANGE (245 cv) e AWD LONG RANGE (350 cv).
A versão FWD LONG RANGE alcança uma autonomia de 750 km (WLTP) e mais de 500 km em autoestrada, a 120 km/h.
A potência máxima de carregamento é de 160 kW, recuperando de 20% a 80% da carga em 27 minutos. Para conseguir sensivelmente 200 km de autonomia são precisos apenas 10 minutos.
Conta com um carregador de bordo de 11 kW (22 kW como opção futura) e um sistema inteligente de gestão de bateria. Conta também com bomba de calor de série para maior economia de energia, travagem regenerativa e um “One Pedal“, não apenas para melhorar a experiência de condução, como para aumentar a eficiência.
Controlado pelo ecrã ou app MyDS, o SBM (Smart Battery Management), limita a carga a 80% para proteger a durabilidade das células. O carregamento também permite a função V2L para recarregar dispositivos externos.
Para melhorar o conforto e a segurança, o novo porta-estandarte da DS está equipado com um sistema de amortecimento variável que adapta a suspensão em tempo real às condições da estrada. Para isso utiliza sensores e acelerómetros para ajustar a compressão ou expansão dos amortecedores conforme necessário.
Luxo, elegância e tecnologia
Esta nova nomenclatura, com o “N°8” pretende transmitir equilíbrio e serenidade. Destaca-se pela autonomia de até 750 km (WLTP), mas visualmente principalmente pela presença marcante, pela qualidade e garantia de conforto.
O design esguio e elegante deste SUV coupé 100% elétrico, com um Cx recorde de 0,24, promete também autonomia excecional de mais de 500 km em autoestrada.
Os bons valores de autonomia são possíveis graças a um conjunto de detalhes que melhoram o aerodinamismo e que, em consequência disso, aumentam a sua autonomia elétrica. Exemplo disso, as lâminas dianteiras móveis à face da carroçaria, o design das luzes dianteira e traseiras, as jantes forjadas e o defletor de ar na parte final do tejadilho.
A assinatura luminosa inovadora e a pintura bitonal são elementos que reforçam o carácter exterior do DS Nº8, enquanto o habitáculo redefine o conforto e a conectividade, utilizando inteligência artificial para uma experiência imersiva.
Como modelo premium que se preza ser, também o interior é marcado por detalhes de luxo, conveniência e modernidade. Contudo, possui um apelo ecológico com o recurso a materiais reciclados e couro Nappa curado.
Exemplo disso o uso de materiais nobres como alumínio escovado e os habitais detalhes em relevo e com formato de diamante que criam um efeito visual elegante e sofisticado.
A iluminação interior LIGHTBLADE reforça o ambiente a bordo, enquanto os bancos envolventes asseguram funções de massagem, ventilação e aquecimento.
Marcantes são também o volante “X” e a consola central flutuante, com detalhes em cristais, e o tejadilho panorâmico em vidro que, além de contribuírem para a personalidade do DS Nº8, no último caso, melhora a habitabilidade, a luminosidade e capacidade térmica do habitáculo.
Com ecrã central de 16 polegadas que oferece acesso às funções do DS IRIS SYSTEM 2.0, os 620 litros de capacidade da bagageira do novo topo de gama da DS têm acesso facilitado graças a um amplo portão motorizado.