Há um novo elétrico na arena do segmento D e traz consigo argumentos impossíveis de ignorar. O DS Nº8 chegou e, por tudo aquilo que apresenta do ponto de vista técnico, pelas sensações de condução que transmite e pelo elevado grau de exclusividade, perfila-se como uma das novidades mais importantes de todo o grupo Stellantis neste início de terceiro trimestre
A DS levou a imprensa especializada até ao Vallée de Joux, no cantão suíço de Vaud, para uma experiência de condução única a bordo do seu novo porta-estandarte. As estradas suíças foram assim palco de um verdadeiro desfile de estrelas, com diversos DS Nº8 a espalharem a nova materialização da elegância francesa.
Atualmente presente em 40 países e com cerca de 450 stores, a DS Automobiles tem vindo a traçar um caminho sólido, tendo já matriculado perto de 340 mil unidades. Com o atual DS 7 a representar metade das suas vendas, o emblema francês da Stellantis reforça o seu pendor empresarial e diz que 65% das suas vendas são feitas no canal B2B. Este número, acrescenta a marca, será em muito ajudado pelo novo DS Nº8, que “foi especialmente pensado para este tipo de target”.
Por isso mesmo, a DS propõe condições especiais para empresas, com o DS Nº8 PALLAS FWD 230 a ser proposto com preços abaixo dos 45 mil euros. Além disso, há uma oferta de renting Leasys para empresas e ENI a 48 meses/60 mil km por 550 euros/mês (acresce IVA).
Conteúdo deste artigo
Posicionamento
A DS diz que o Nº8 se posiciona entre i4 da BMW e Q4 e-tron da Audi, por exemplo. Compete ainda com Tesla Model Y ou até modelos como o Mercedes-Benz EQE ou Polestar 4. Um posicionamento claro que aponta baterias ao segmento D, querendo cobrir terreno quer na silhueta SUV quer na silhueta coupé. Daí a marca o apelidar de um SUV fastback coupé.
Herança francesa, conforto e serenidade, sem esquecer a dinâmica
O DS Nº8 é a representação do posicionamento da DS num patamar de excelência. Se os responsáveis da marca repetem expressões como “elegância”, “refinamento” ou “conforto superior”, não estão errados. Ao longo de mais de 300 km, a FLEET MAGAZINE pôde conduzir duas das variantes do DS Nº8 em terras suíças e a DS não podia estar mais certa: este é um automóvel altamente confortável. Para isso em muito contribui o DS Active Scan Suspension (opcional), que analisa a estrada a diante através de uma câmara de bordo e adapta, de forma independente, os amortecedores em tempo real. A FLEET MAGAZINE testou este sistema na versão AWD de 350 cv e pode assegurar que as sensações ao volante são um conjunto de suavidade com precisão dinâmica muito acima da média.
Um automóvel vanguardista
Os responsáveis de design da DS disseram à FLEET MAGAZINE que o DS Nº8 é um automóvel de vanguarda, que marca uma viragem no design automóvel contemporâneo. Para isso em muito contribui o seu design de SUV coupé, com uma identidade muito própria – como já vem sendo hábito nos modelos do emblema francês.
Um dos elementos dignos de registo no DS Nº8 é mesmo a sua silhueta.
O seu perfil dinâmico e dimensões generosas (4,82 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,58 metros de altura, com uma distância entre eixos de quase 3 metros – 2,9) conferem-lhe uma presença imponente na estrada, porém com linhas fluidas e – todas elas, garantem os designers da DS – concebidas para contribuir para a eficiência aerodinâmica (Cx de 0,24).
DS Nº8: 750 km de condução com uma só carga
Podendo ser equipado com três grupos motopropulsores elétricos (todos eles fabricados em França na Fábrica de Trémery), o DS Nº8 apresenta números bastante interessantes para um mercado empresarial que procura conforto e despreocupação na condução zero emissões.
Assim, o DS Nº8 pode ser configurado nas seguintes opções:
- FWD 230 cv, com bateria de 73,7 kWh, para uma autonomia proposta até 550 km em ciclo WLTP. Consumos anunciados na ordem dos 15,7 kWh/100 km;
- FWD Long Range 245 cv, com bateria de 97,2 kWh, para uma autonomia proposta até 750 km em ciclo WLTP. Consumos anunciados na ordem dos 15,9 kWh/100 km;
- AWD Long Range 350 cv com tração integral e bateria de 97,2 kWh, capaz de assegurar uma autonomia até 688 km em ciclo WLTP. Consumos anunciados na ordem dos 16,6 kWh/100 km.
Embora os níveis de potência sejam, todos eles superiores a 200 cv, a velocidade máxima do DS Nº8 está limitada a 190 km/h.
Relativamente aos tempos de recarregamento das baterias Long Range, o DS Nº8 aceita até 160 kW de corrente contínua (CC). Isto significa que pode acrescentar 200 km à sua autonomia em dez minutos, num posto de carregamento adequado para o efeito. Já a recarga entre os 20% e os 80% dura 27 minutos, assegura a DS.
Equipa um carregador de bordo de 11 kW.
A bordo de uma experiência de alta costura
Sendo “serenidade” um dos pilares da filosofia na qual assenta o DS Nº8, todos os ambientes disponíveis a bordo desta berlina elétrica são valorizados por materiais nobres. Texturas, materiais, iluminação e acústica são responsáveis por transformar qualquer viagem a bordo do DS Nº8.
Nota interessante para o facto de, ao volante, não vermos costuras no painel de bordo. Uma estratégia que, disse-nos a DS, “ilustra um espírito de design límpido”.
Detalhes do interior do DS Nº8
E se a alta costura é notória, também o é a envolvência que os bancos dianteiros proporcionam. A espuma de alta densidade neles presente, aliada às funções de massagem, é o garante de uma jornada ao volante tranquila e muito relaxada.
Nota ainda para a capacidade de carga desta berlina elétrica.
Além dos variados espaços ergonómicos de arrumação presentes em todo o habitáculo, a DS conseguiu que o Nº8 oferecesse 620 litros de volume de bagageira sob a chapeleira, com o acesso a esta a ser feito pelo portão de bagageira elétrico e com um sistema regulável em amplitude (185 cm sob a porta), permitindo assim o acesso ao espaço de carga que tem uma profundidade de 1,16 metros.
Preços DS Nº8
Versão | Preço de venda ao público |
---|---|
Pallas FWD 230 cv | 59 mil euros |
Pallas FWD Long Range 245 cv | 64.500 euros |
Étoile FWD 230 cv | 65 mil euros |
Étoile FWD Long Range 245 cv | 71.100 euros |
Étoile AWD Long Range 350 cv | 75.600 euros |
Em breve (final de junho de 2025) a DS Automobiles vai abrir as encomendas para a coleção Jules Verne, edição especial que faz igualmente parte das gamas DS 3 e DS 7 e que também vai surgir em breve na gama do novo DS Nº4.
Esta edição poderá ser equipada em duas variantes elétricas (FWD Long Range de 245 cv e AWD Long Range de 350 cv).