A DS Automobiles trouxe-nos o DS3 Crossback, o segundo crossback da marca do Groupe PSA que pretende posicionar-se no mercado como uma marca premium. Na versão Performance Line que a FLEET MAGAZINE ensaiou, o preço acima dos 30 mil euros diz muito sobre o posicionamento que a DS Automobiles quer tomar no mercado.
Desde logo, quando entramos neste DS3 Crossback e nos sentamos na DS Lounge (assim chama a DS Automobiles ao cockpit) – muito à semelhança do que verificamos no seu irmão “maior” –, visualizamos um painel futurista, com detalhes ergonómicos distintos e materiais de qualidade. Quando apertado o Start-Stop diagonal na consola central, verifica-se que este é um veículo dotado de um conjunto de equipamentos provenientes de segmentos superiores, todos eles acessíveis em botões sensíveis ao toque.
Consulte a lista de equipamentos de toda a gama DS3 Crossback
Comportamento
O DS3 Crossback é um SUV compacto que oferece um comportamento em estrada muito preciso e isso ficou bem patente durante a sua utilização. Tal é conseguido muito em parte graças à plataforma modular CMP (partilhada com outros veículos do Groupe PSA). Além disso, a insonorização é notória e circular a velocidades ditas “cruzeiro” no DS3 Crossback é uma experiência confortável e tranquila.
A caixa de velocidades manual de seis velocidades presente neste 1.2 PureTech, bem escalonada, garante um comportamento suave em estrada. É certo que os 100 cv que equipam este bloco sabem a pouco, mas este também não é um carro que se presta a performances de desportivo. É um carro sólido, bem construído e no qual cada pormenor faz sentido.
Com uma capacidade de bagageira de 350 litros (1.050 litros quando rebatidos os bancos traseiros), o DS3 Crossback não oferece a maior bagageira do segmento, mas cumpre com aquilo a que se propôs – dado até que podemos afirmar que a maior preocupação do condutor de um DS3 Crossback Performance Line não seja a capacidade de bagageira.
Impressões
A acentuar um espírito mais desportivo, este é um veículo compacto com uma suspensão afinada não para o alto rendimento mas para o conforto. Faz lembrar um pequeno familiar concebido para o dia-a-dia citadino uma vez que, embora fique a faltar um pouco de potência aos quase 1.200 kg de peso que tem, se comporta de forma ágil e segura, nunca esquecendo todos os sistemas de ajuda à condução nele presentes.
Dada a aceitação que os mais recentes SUV compactos começam a ter no sector das empresas, não é de admirar o piscar de olho da DS a este sector, oferecendo um SUV de linhas arrojadas e pouco vistas no parque automóvel português.
- Preço:
31.838 Euros*
- Rendas:
540,47€/mês (36 meses)*
505,07€/mês (48 meses)*
- Consumo médio e emissões:
5,7 l / 100Km
127 gCO2/km
- Dados do Motor:
3 cilindros / 1.199 cc
100 / 5.500 cv/rpm
205 / 1.750 Nm/rpm
(*)Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms