As 612 unidades vendidas pela DS em Portugal em 2021, representaram um crescimento de 27,2% face ao ano anterior. E 60% dessas matrículas foram direcionadas para empresas.

Com a disponibilidade do DS4, a marca acredita que a penetração junto dos clientes particulares possa aumentar, apesar de este modelo reunir condições fazer carreira nas frotas: é membro do segmento premium, possui versão plug-in com condições fiscais e a gama inclui uma versão a gasóleo que, apesar do movimento de transição energética, continua a interessar a algumas empresas. Pelo menos enquanto 50% do IVA deste combustível continuar a ser dedutível.

Porém, tomando como exemplo propostas de renting FREE2MOVE Lease, a renda do DS4 E-Tense 225 (plug-in) é realmente mais competitiva, graças à dedução do IVA da renda por parte de empresas. Sem descurar que os encargos ficam sujeitos a taxa reduzida de Tributação Autónoma (10% no caso do preço de aquisição considerado, sem IVA, situar-se no intervalo de 27.500 a 35.00 euros), é mais potente e acrescenta condições e equipamento próprio da eletrificação.

Mas o que realmente podem as empresas contar deste modelo num momento tão particular do mercado automóvel?

DS4: espírito de excelência

Por razões de sinergia de grupo, modelos como o DS4, o Peugeot 308 ou o novo Opel Astra compartilham as mesmas soluções mecânicas.

A diferença faz-se pela presença da carroçaria e pelo posicionamento de mercado de cada modelo, no caso do DS4 assumidamente na disputa do segmento premium.

Essa distinção é bastante evidente no habitáculo e cresce de acordo com o nível das versões de equipamento. Mas todas partilham características distintivas da linha DS, como a qualidade dos revestimentos, com algumas peças a apresentarem acabamento artesanal, ou pelo detalhe de alguns comandos, cujo design dependerá do gosto de cada um.

Já em termos de ergonomia ou de funcionalidade, algumas funcionalidades requerem habituação prévia, sobretudo pela novidade que demonstram e pela insistência no uso de comandos tácteis. Embora seja possível utilizar comandos por voz para algumas funções.

Complementando o habitáculo acolhedor que convida à viagem, o DS4 acrescenta, em opção, a “DS Active Scan Suspension”, uma suspensão “pilotada” por uma câmara colocada no topo do para-brisas e por um conjunto de sensores que monitorizam as condições do piso; a primeira visiona e antecipa as irregularidades da estrada, enquanto quatro sensores de estabilidade e três acelerómetros regulam automaticamente o sistema de amortecimento de cada roda de forma independente. Ou seja, em função das informações recebidas, a suspensão torna-se mais firme ou mais suave, dependendo das condições do piso.

O DS 4 com motorização E-TENSE 225 está equipado de série com este sistema, o que reforça a competitividade (e o conforto) da versão plug-in.

Tecnologia aumentada

O subtítulo tem dupla interpretação. O DS4 embarca de facto muita tecnologia e o termo aplica-se também ao ambiente digital vivenciado a bordo, que a a marca designa como “experiência visual de vanguarda que representa um primeiro passo na direção da realidade aumentada”.

É o caso da tecnologia que permite projetar a informação essencial para a condução diretamente no para-brisas, mas como se ela estivesse marcada na estrada, quatro metros à frente da linha de visão do condutor.

Incluindo variados sistemas de ajuda à condução como alertas de perigo e equipamento de segurança ativa, além, naturalmente, da possibilidade de itens de conforto como sistemas de massagem nos bancos dianteiros, a oferta de motores disponível em Portugal é a seguinte:

  • DS4 E-TENSE: versão híbrida plug-in com 225 cv, constituída por um motor a gasolina 1.6 de 180 cv de potência e por um motor elétrico de 81 kW (110 cv). A bateria de 12,4 kWh assegura autonomia em modo elétrico até 55 km, para um consumo de combustível de 1,3 litros/100 km e emissões de CO2 de 30 g/km (ciclo combinado WLTP);
  • Motor diesel BlueHDi 130 cv, também com caixa automática de oito velocidades. Médias de consumo a partir de 4,8 litros/100 km e emissões de CO2 de 126 g/km, de acordo com a mais recente norma WLTP;
  • Três motorizações a gasolina, todas com caixa automática de oito velocidades, com potências de 130 cv, 180 cv e 225 cv;

Facto importante, o DS4 possui 95% de materiais reutilizáveis e 85% de peças recicláveis. Ou seja, 30% do seu peso é composto de materiais renováveis ou reciclados, divididos entre metais e polímeros.

Preços e gama DS4 para Portugal em 2022

A gama DS em Portugal é composta por três variantes: DS 4, DS 4 CROSS e DS 4 PERFORMANCE LINE.

Cada variante pode dispor de diversos níveis de equipamento sendo:
– Quatro níveis no DS 4: BASTILLE +, TROCADERO e RIVOLI, bem como uma edição especial limitada de lançamento LA PREMIÈRE;
– Dois níveis no DS 4 CROSS: TROCADERO e RIVOLI;
– Um único, exclusivo, no DS 4 PERFORMANCE LINE.

A tabela de preços do DS4 em Portugal está assim distribuida:

Tipo de MotorPotênciaEmissões CO2 (g/km)Preço Venda Público
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Bastille+Gasolina130 cv13630.980 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Bastille +Diesel130 cv12634.780 euros
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Performance LineGasolina130 cv13533.980 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Performance LineGasolina180 cv14736.980 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Performance LineDiesel130 cv12637.780 euros
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 TrocaderoGasolina130 cv13536.180 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 TrocaderoGasolina180 cv14639.180 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 TrocaderoDiesel130 cv12639.980 euros
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Trocadero CROSSGasolina130 cv13636.880 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Trocadero CROSSGasolina180 cv14739.880 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Trocadero CROSSDiesel130 cv12640.680 euros
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 RivoliGasolina130 cv13539.580 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 RivoliGasolina180 cv14742.580 euros
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 RivoliGasolina225 cv14945.180 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 RivoliDiesel130 cv12643.380 euros
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Rivoli CROSSGasolina130 cv13640.280 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Rivoli CROSSGasolina180 cv14843.280 euros
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 Rivoli CROSSGasolina225 cv14945.880 euros
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Rivoli CROSSDiesel130 cv12744.080 euros
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 La PremièreGasolina180 cv14746.100 euros
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 La PremièreGasolina225 cv14848.700 euros
DS 4 E-TENSE 225 Bastille+PHEV225 cv3038.900 euros
DS 4 E-TENSE 225 Performance LinePHEV225 cv3041.900 euros
DS 4 E-TENSE 225 TrocaderoPHEV225 cv3044.100 euros
DS 4 E-TENSE 225 Trocadero CROSSPHEV225 cv2944.800 euros
DS 4 E-TENSE 225 RivoliPHEV225 cv3047.500 euros
DS 4 E-TENSE 225 Rivoli CROSSPHEV225 cv2948.200 euros
DS 4 E-TENSE 225 La PremièrePHEV225 cv3051.000 euros