As 612 unidades vendidas pela DS em Portugal em 2021, representaram um crescimento de 27,2% face ao ano anterior. E 60% dessas matrículas foram direcionadas para empresas.
Com a disponibilidade do DS4, a marca acredita que a penetração junto dos clientes particulares possa aumentar, apesar de este modelo reunir condições fazer carreira nas frotas: é membro do segmento premium, possui versão plug-in com condições fiscais e a gama inclui uma versão a gasóleo que, apesar do movimento de transição energética, continua a interessar a algumas empresas. Pelo menos enquanto 50% do IVA deste combustível continuar a ser dedutível.
Porém, tomando como exemplo propostas de renting FREE2MOVE Lease, a renda do DS4 E-Tense 225 (plug-in) é realmente mais competitiva, graças à dedução do IVA da renda por parte de empresas. Sem descurar que os encargos ficam sujeitos a taxa reduzida de Tributação Autónoma (10% no caso do preço de aquisição considerado, sem IVA, situar-se no intervalo de 27.500 a 35.00 euros), é mais potente e acrescenta condições e equipamento próprio da eletrificação.
Mas o que realmente podem as empresas contar deste modelo num momento tão particular do mercado automóvel?
DS4: espírito de excelência
Por razões de sinergia de grupo, modelos como o DS4, o Peugeot 308 ou o novo Opel Astra compartilham as mesmas soluções mecânicas.
A diferença faz-se pela presença da carroçaria e pelo posicionamento de mercado de cada modelo, no caso do DS4 assumidamente na disputa do segmento premium.
Essa distinção é bastante evidente no habitáculo e cresce de acordo com o nível das versões de equipamento. Mas todas partilham características distintivas da linha DS, como a qualidade dos revestimentos, com algumas peças a apresentarem acabamento artesanal, ou pelo detalhe de alguns comandos, cujo design dependerá do gosto de cada um.
Já em termos de ergonomia ou de funcionalidade, algumas funcionalidades requerem habituação prévia, sobretudo pela novidade que demonstram e pela insistência no uso de comandos tácteis. Embora seja possível utilizar comandos por voz para algumas funções.
Complementando o habitáculo acolhedor que convida à viagem, o DS4 acrescenta, em opção, a “DS Active Scan Suspension”, uma suspensão “pilotada” por uma câmara colocada no topo do para-brisas e por um conjunto de sensores que monitorizam as condições do piso; a primeira visiona e antecipa as irregularidades da estrada, enquanto quatro sensores de estabilidade e três acelerómetros regulam automaticamente o sistema de amortecimento de cada roda de forma independente. Ou seja, em função das informações recebidas, a suspensão torna-se mais firme ou mais suave, dependendo das condições do piso.
O DS 4 com motorização E-TENSE 225 está equipado de série com este sistema, o que reforça a competitividade (e o conforto) da versão plug-in.
Tecnologia aumentada
O subtítulo tem dupla interpretação. O DS4 embarca de facto muita tecnologia e o termo aplica-se também ao ambiente digital vivenciado a bordo, que a a marca designa como “experiência visual de vanguarda que representa um primeiro passo na direção da realidade aumentada”.
É o caso da tecnologia que permite projetar a informação essencial para a condução diretamente no para-brisas, mas como se ela estivesse marcada na estrada, quatro metros à frente da linha de visão do condutor.
Incluindo variados sistemas de ajuda à condução como alertas de perigo e equipamento de segurança ativa, além, naturalmente, da possibilidade de itens de conforto como sistemas de massagem nos bancos dianteiros, a oferta de motores disponível em Portugal é a seguinte:
- DS4 E-TENSE: versão híbrida plug-in com 225 cv, constituída por um motor a gasolina 1.6 de 180 cv de potência e por um motor elétrico de 81 kW (110 cv). A bateria de 12,4 kWh assegura autonomia em modo elétrico até 55 km, para um consumo de combustível de 1,3 litros/100 km e emissões de CO2 de 30 g/km (ciclo combinado WLTP);
- Motor diesel BlueHDi 130 cv, também com caixa automática de oito velocidades. Médias de consumo a partir de 4,8 litros/100 km e emissões de CO2 de 126 g/km, de acordo com a mais recente norma WLTP;
- Três motorizações a gasolina, todas com caixa automática de oito velocidades, com potências de 130 cv, 180 cv e 225 cv;
Facto importante, o DS4 possui 95% de materiais reutilizáveis e 85% de peças recicláveis. Ou seja, 30% do seu peso é composto de materiais renováveis ou reciclados, divididos entre metais e polímeros.
Preços e gama DS4 para Portugal em 2022
A gama DS em Portugal é composta por três variantes: DS 4, DS 4 CROSS e DS 4 PERFORMANCE LINE.
Cada variante pode dispor de diversos níveis de equipamento sendo:
– Quatro níveis no DS 4: BASTILLE +, TROCADERO e RIVOLI, bem como uma edição especial limitada de lançamento LA PREMIÈRE;
– Dois níveis no DS 4 CROSS: TROCADERO e RIVOLI;
– Um único, exclusivo, no DS 4 PERFORMANCE LINE.
A tabela de preços do DS4 em Portugal está assim distribuida:
Tipo de Motor | Potência | Emissões CO2 (g/km) | Preço Venda Público | |
---|---|---|---|---|
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Bastille+ | Gasolina | 130 cv | 136 | 30.980 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Bastille + | Diesel | 130 cv | 126 | 34.780 euros |
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Performance Line | Gasolina | 130 cv | 135 | 33.980 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Performance Line | Gasolina | 180 cv | 147 | 36.980 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Performance Line | Diesel | 130 cv | 126 | 37.780 euros |
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Trocadero | Gasolina | 130 cv | 135 | 36.180 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Trocadero | Gasolina | 180 cv | 146 | 39.180 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Trocadero | Diesel | 130 cv | 126 | 39.980 euros |
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Trocadero CROSS | Gasolina | 130 cv | 136 | 36.880 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Trocadero CROSS | Gasolina | 180 cv | 147 | 39.880 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Trocadero CROSS | Diesel | 130 cv | 126 | 40.680 euros |
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Rivoli | Gasolina | 130 cv | 135 | 39.580 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Rivoli | Gasolina | 180 cv | 147 | 42.580 euros |
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 Rivoli | Gasolina | 225 cv | 149 | 45.180 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Rivoli | Diesel | 130 cv | 126 | 43.380 euros |
DS 4 1.2 PureTech 130 EAT8 Rivoli CROSS | Gasolina | 130 cv | 136 | 40.280 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 Rivoli CROSS | Gasolina | 180 cv | 148 | 43.280 euros |
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 Rivoli CROSS | Gasolina | 225 cv | 149 | 45.880 euros |
DS 4 1.5 BlueHDi 130 EAT8 Rivoli CROSS | Diesel | 130 cv | 127 | 44.080 euros |
DS 4 1.6 PureTech 180 EAT8 La Première | Gasolina | 180 cv | 147 | 46.100 euros |
DS 4 1.6 PureTech 225 EAT8 La Première | Gasolina | 225 cv | 148 | 48.700 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Bastille+ | PHEV | 225 cv | 30 | 38.900 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Performance Line | PHEV | 225 cv | 30 | 41.900 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Trocadero | PHEV | 225 cv | 30 | 44.100 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Trocadero CROSS | PHEV | 225 cv | 29 | 44.800 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Rivoli | PHEV | 225 cv | 30 | 47.500 euros |
DS 4 E-TENSE 225 Rivoli CROSS | PHEV | 225 cv | 29 | 48.200 euros |
DS 4 E-TENSE 225 La Première | PHEV | 225 cv | 30 | 51.000 euros |