Embora faça parte de uma gama toda ela pensada para o luxo e conforto, o DS7 destaca-se dos restantes modelos da DS Automobiles por se inserir num quadro com muita procura junto dos clientes-empresa: o dos SUV premium do segmento C. E esse caráter premium é notório após cada ignição

Símbolo de inovação e ousadia. Assim se define a DS, que desde 2014 coloca no mercado modelos que pretendem ser ícones intemporais e cujo caráter vanguardista facilmente se mistura com silhuetas fortes e impactantes, porém sem nunca descurar a elegância. O DS7 é disso perfeito exemplo; é a reinvenção do SUV premium, manifesta em cada viagem (mesmo que de curta distância se trate), em elementos tão fundamentais para o condutor que vivencia cada minuto minuto ao volante, como é o caso dos bons níveis de insonorização e da quantidade de pormenores de elevado requinte encontrados: a costura em ponto pérola ou a possibilidade de aquecimento, refrigeração ou função de massagem dos extremamente confortáveis e envolventes bancos dianteiros.

A posição de condução, que permite boa visibilidade e manobrabilidade – destaque para a brecagem deste modelo, ímpar num veículo destas dimensões e com clara desenvoltura em ambientes urbanos –, e a suspensão bem afinada e com elevados níveis de amortecimento, mesmo em pisos mais irregulares, transformam o DS7 num verdadeiro lounge sobre rodas.

Ágeis 300 cv do DS7

Embora carregue consigo quase 1.900 kg de peso, o DS7 consegue comportamentos em estrada dignos de nota, pese embora o facto de este não ser um veículo desportivo. Os 300 cv que debita, fruto do conjunto motor híbrido composto pelo bloco PureTech a gasolina de 200 cv e pelos dois motores elétricos de 110 cv e 112 cv (colocados em cada eixo, garantindo assim a tração integral do modelo), são mais do que suficientes para utilização mista, embora se reconheça neste SUV uma especial apetência para grandes viagens.

Relativamente às prestações elétricas, nota-se alguma dificuldade em cumprir com os 50 km de autonomia elétrica (bem longe dos 63 anunciados pela DS). Ainda assim, e recorrendo a um carregador de 7,2 kW, é possível carregar a bateria de 14,2 kWh em apenas duas horas, o que pode vir a tornar-se num atrativo na hora de utilizar este SUV em modo zero emissões em deslocações pendulares que não exijam demasiada autonomia elétrica.

Impressões

O DS7 tinha em mãos uma tarefa que muitos considerariam difícil, a de concorrer com modelos de outras marcas também premium, que têm mais experiência em propostas deste calibre. Porém, cumpriu-a na perfeição. Num automóvel que oferece pormenores distintos, como por exemplo o relógio analógico localizado na consola central ou os diferentes tipos de massagem disponíveis para ocupantes dos bancos dianteiros, a experiência de condução é levada muito a sério, com um interior muito bem equipado e com excelentes prestações – considerando um ciclo de condução misto e fazendo sempre uso do sistema híbrido, a FLEET MAGAZINE terminou o ensaio com uma média de consumo de combustível de 2,8 l/100 km.

Os cinco lugares disponíveis a bordo são espaçosos, confortáveis e de fácil acesso. A bagageira de 555 litros vê a sua capacidade aumentada em caso de rebatimento dos bancos traseiros para 1.752 litros.

ds7

Custo de aquisição, valores de renting e características do DS7 E-Tense 4x4 300 Opera

Custo de aquisição58.322 euros + IVA
Renda 36 meses1.262 euros + IVA
Renda 48 meses1.396 euros + IVA
Potência combinada300 cv
Binário260 Nm
Bateria14,2 kWh
Consumo combinado1,4 l/100 km
Emissões CO231 g/km
Autonomia elétricaAté 63 km
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição