O novo Citroën ë-Jumper – 100% ëlectric chega aos concessionários no final de março de 2021.
O ë-Jumper é o terceiro comercial ligeiro (VCL) eletrificado e o quinto modelo eletrificado da marca francesa a ser lançado em cinco meses em Portugal, após os lançamentos dos SUV C5 Aircross Hybrid, do novo ë-C4, do ë-Jumpy e do ë-SpaceTourer.
Com o novo ë-Jumper – 100% ëlectric, a Citroën prepara-se para eletrificar a 100% toda a sua gama de VCL, uma vez que vai lançar o ë-Berlingo Van por alturas do segundo semestre deste ano.
https://fleetmagazine.pt/2021/01/14/e-berlingo-van/
O ë-Jumper – 100% ëlectric é um furgão pensado para clientes profissionais. Dispõe de todas as características oferecidas pela sua versão térmica, quer seja em robustez, dimensões, volume útil e carga útil.
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Dimensões e capacidade de carga
Este VCL pode ser configurado como furgão fechado ou em chassis-cabina dupla, possuindo quatro comprimentos:
- L1: 4,96m, com uma distância entre eixos de 3m
- L2: 5,41m, com uma distância entre eixos de 3,45m
- L3: 5,99m, com uma distância entre eixos de 4,035m
- L4: 6,36m, com uma distância entre eixos de 4,035m
Quanto a alturas, pode ser configurado nas versões H1 (2,25m), H2 (2,52m) e H3 (2,76m).
Quanto a volume útil, estes são os números:
- L1H1: 8 metros cúbicos
- L2H2: 11,5 metros cúbicos
- L3H2: 13 metros cúbicos
- L4H2: 15 metros cúbicos
- L4H3: 17 metros cúbicos
A carga útil do ë-Jumper – 100% ëlectric pode ir até 1.265 kg (na versão L3H2).
Para facilitar o acesso ao espaço de carga, as portas laterais deslizantes têm uma largura até 1,25 metros e as portas batentes traseiras abrem a 90 ou 180 graus, sendo possível, como opção, obter uma abertura a 270 graus.
Performances elétricas
O Citroën ë-Jumper – 100% ëlectric está disponível com dois conjuntos de baterias, o que significa que tem dois níveis de autonomia:
- 200 km para as silhuetas L1 e L2, equipadas com uma bateria de iões de lítio de 37 kWh
- 340 km para as silhuetas chassis-cabine L3 e L4, equipadas com uma bateria de 70 kWhA bateria, montada pela BEDEO, parceira da Citroën, tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da capacidade da carga.
Quanto a tempos e solções de carregamento, a marca francesa diz ser possível carregar o ë-Jumper – 100% ëlectric recorrendo a um sistema de carregamento rápido Wallbox de 3,7 kW a 22 kW, sendo necessário um cabo tipo 3 (com oito metros de comprimento, fornecido de série com o veículo).
Fica também possível utilizar um posto de carregamento público até 50 kW com um cabo do tipo 4, já integrado na ficha, que permite a carga de 80% em uma hora.
O motor do ë-Jumper – 100% ëlectric é um motor elétrico de 96 kW (120 cv) e 260 Nm de binário, sendo a velocidade máxima anunciada de 110 km/h (para 3,5 t de peso bruto) e 90 km/h regulamentares para 4 t de peso bruto.
A bordo, o condutor tem acesso a informações elétricas úteis, que são apresentadas no retrovisor interior. Caso do nível de carga da bateria de tração em percentagem, da relação de caixa engrenada: Drive, Neutral ou Reverse ou do nível autal e voltagem da bateria.
Equipamento
A Citroën equipou o ë-Jumper com nove ajudas à condução. Assim, para auxiliar os profissionais no seu dia-a-dia, estão disponíveis:
- Active Safety Brake
- Ajuda ao arranque em subida
- Alerta de transposição involuntária de faixa
- Câmara e radar de marcha-atrás
- Comutação automática dos máximos
- Reconhecimento dos painéis de velocidade
- Regulador-limitador de velocidade
- Sistema de vigilância do ângulo morto e alerta de trânsito traseiro que assinala os veículos que se aproximam pela esquerda num raio de 50 m
- Controlo de velocidade em descida e controlo de tração inteligente
Além destes sistemas, destaque para o monitor de pressão dos pneus, dos airbags para os passageiros e airbags laterais (opcionais), do sistema de travagem de emergência, do fecho central de portas com Plip, do alarme e do super-fecho central para desativação da funcionalidade dos puxadores, por exemplo.