O eCall será obrigatório em todos os veículos matriculados a partir de abril de 2018
O Grupo IMA, líder europeu na prestação de serviços telemáticos para automóveis, anunciou ter atendido e gerido mais de 3.800 chamadas do sistema eCall, na península ibérica, em 2014.
O “eCall” é um sistema automático de ligação ao serviço de urgência 112, que se ativa automaticamente em caso de acidente automóvel, e será obrigatório em todos os veículos de passageiros e comerciais ligeiros a partir de abril de 2018. Funcionando em conjunto com os sistemas de navegação, este serviço vai ajudar a identificar o local do sinistro com precisão, desse modo, reduzindo o tempo de resposta às emergências.
A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar totalmente operacional em outubro de 2017 e a sua utilização será acessível e gratuita para todos os consumidores.
Utilidade do sistema ecall: ajudar a salvar vidas
Para salvaguardar a privacidade dos condutores, os veículos que disponham do sistema ecall instalado não serão objeto de localização constante e os dados relativos às localizações anteriores serão permanentemente apagados e nunca comunicadas a terceiro,s sem o consentimento do proprietário.
A união europeia espera que este método possa contribuir para reduzir em 10% o número de vitimas mortais provocadas por acidentes de viação, uma vez que o sistema diminui os tempos de resposta dos serviços de emergência.
Segundo o grupo IMA, os alertas emitidos são cada vez mais frequentes. Os avisos provêm, na sua maioria, de veículos portugueses e espanhóis, mas também de clientes franceses, alemães, belgas ou italianos, entre outros, durante as suas deslocações pela Península.
As plataformas eCall do grupo IMA receberam durante o ano passado 50.000 alertas em toda a Europa. Estes equipamentos atuam conforme as diretrizes das TPS (ThirdPartySupportedeCall), filtrando e gerindo cada aviso geolocalizado de forma a direcionar o processo para os serviços de emergência, que recebem apenas cerca de 10% do total das chamadas.