Reforçar a proximidade com as empresas que estão a fazer a transição para a mobilidade elétrica. Este é o foco da EDP Comercial em mais uma edição da Conferência Gestão de Frotas, a ter lugar no próximo dia 21 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril.
No seu espaço de exposição (stand A10), a elétrica nacional vai ter uma equipa especializada nas soluções de mobilidade elétrica e vai estar disponível para prestar informações sobre os seus produtos e ferramentas para a gestão de frotas elétricas.
EDP atualiza preços da energia para carregamentos na via pública em 2024
Soluções EDP para frotas (e sua gestão)
Empenhada em responder às questões com as quais as empresas se deparam no momento de transitar para uma frota eletrificada, a EDP tem respostas para dar.
Às perguntas “quantos e quais carregadores? De que potência? Normais, com cabo ou duplos? Com ou sem OCPP?”, a EDP responde:
“Temos uma equipa especializada que acompanha as empresas nesta transição e na escolha da melhor solução para cada tipo de frota (tendo em conta, por exemplo, a dimensão da frota e o tipo de negócio) com recurso a diferentes respostas e soluções de carregamento para todos os tipos de frotas e que vão desde o carregamento lento, ao carregamento rápido e ultrarrápido“.
Sobre os requisitos de rede elétrica que as empresas têm de ter, qual a potência disponível e como otimizar o investimento, a elétrica diz:
“A EDP disponibiliza uma solução de gestão de cargas inteligente através da plataforma EDP Charge que permite o balanceamento da potência disponível no local e a gestão do carregamento dos veículos elétricos para horários de menor procura de energia. A tecnologia de carregamento inteligente permite aumentar em dez vezes o número de carregadores instalados em cada local mantendo a capacidade elétrica“.
Relativamente à gestão dos carregadores, acessos diferentes e cobranças pela utilização, a EDP esclarece:
“A EDP lançou em novembro do ano passado o EDP Charge Frota, uma solução que integra a gestão de carregamentos públicos e privados e que pretende simplificar e acelerar a adoção da mobilidade elétrica, permitindo que uma empresa atribua limite de carregamento direto a cada colaborador, que poderá ser utilizado para carregamento na rua, no trabalho e em casa.
Desta forma, um condutor tem uma única ferramenta que lhe permite carregar o veículo elétrico consoante as suas necessidades. Quando esse carregamento é feito em casa, o valor é debitado ao montante atribuído pela empresa para compensar o valor na fatura de eletricidade da casa do colaborador, podendo na mesma beneficiar dos preços praticados no carregamento doméstico, mais reduzidos do que na via pública.
Esta solução está integrada no ecossistema de soluções de Mobilidade Elétrica da EDP para empresas, que contempla também a instalação de carregadores para espaços privados (escritórios ou habitações), um portal digital onde o gestor de frota e utilizadores podem gerir os carregadores, analisar consumos, atribuir montantes de carregamento, entre outras funcionalidades, e a App EDP Charge, onde cada colaborador tem acesso a funcionalidades inovadoras, como o reembolso em casa, a gestão integrada dos seus pagamentos ou a consulta de pontos de carregamento disponíveis.
Desta forma, será mais simples para uma frota empresarial aderir à mobilidade elétrica, sabendo que todas as funcionalidades necessárias para carregamento dos seus veículos estão integradas numa única solução, com informação customizada consoante as necessidades e tamanho de cada empresa e gerida através de uma plataforma digital.
A EDP tem procurado trabalhar permanentemente para apoiar as empresas nesta transição, tendo também desenvolvido parcerias com algumas das principais empresas de renting presentes no mercado nacional. Desta forma, é possível adquirir uma solução completa – carro, carregador, meio de pagamento e solução digital que integra todos estes produtos -, no momento de tomada de decisão por um veículo elétrico“.