A EDP, SEAT e Volkswagen-Audi Espanha assinaram um acordo de entendimento com o objetivo de promoverem e desenvolverem veículos e infraestruturas assentes no Gás Natural Comprimido (CNG), numa estratégia ampla da mobilidade sustentada.

Em resultado deste acordo, a SEAT e a Volkswagen-Audi Espanha desenvolverão propostas comerciais a partir dos seus veículos CNG, que possam ajustar-se à renovação de frotas com base num plano da EDP.

As três empresas vão ainda analisar a instalação de postos públicos de reabastecimento de CNG em concessionários da marca em localizações estratégicas.

”O nosso compromisso para com a mobilidade sustentada não para. Já abrimos o primeiro ponto de reabastecimento de CNG no País Basco, e estamos a trabalhar na construção de vários outros. O nosso distribuidor de gás natural já tem toda a sua frota de veículos movida por combustíveis amigos do ambiente”, assegura Miguel Stilwell, CEO da EDP.

O acordo prevê o desenvolvimento de ofertas comerciais de veículos em regime de aluguer operacional para substituir as frotas das empresas com veículos CNG. Por outro lado, as três empresas vão desenvolver projetos de redes demonstrativas em que a SEAT e a Volkswagen-Audi Espanha fornecerão veículos CNG, enquanto a EDP fornecerá as necessárias infraestruturas de reabastecimento.

De forma semelhante, os três parceiros também coordenarão várias atividades que darão a conhecer ao público as vantagens do Gás Natural Veicular (ajustado a veículos) através de parceiros industriais, entidades públicas, associações privadas ou até concessionários aderentes ao projeto.

Este combustível garante aos utilizadores uma significativa poupança de custos e reduções consideráveis nas emissões, em comparação com outros combustíveis tradicionais. Recentemente a SIVA e a Dourogás celebraram um protocolo semelhante ao agora anunciado com a elétrica portuguesa.