O Burger King Portugal escolheu a EDP para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos das suas lojas.
Assim, a elétrica nacional é a escolhida para completar a instalação de 180 pontos de carregamento (150 já se encontram em operação e os restantes 30 ficam prontos em 2025) nos 90 restaurantes da marca espalhados pelo território continental.
Números adiantados pelas empresas revelam que, fruto desta parceria, já foram feitas perto de 118 mil sessões de carregamento, o que, traduzido em quilómetros, equivale a mais de 20 milhões. Foram também evitadas as emissões de cerca de 2.700 toneladas de CO2.
Mais de 90% destes pontos, que permitem o carregamento de até dois carros elétricos em simultâneo, são de carregamento rápido (potências máximas de 90 kW ou 120 kW) e estão ligados à rede MOBI.E.
Borja Hernández de Alba, diretor geral do Burger King Portugal, diz que este acordo representa um importante passo em frente no compromisso da cadeia de restaurantes com a sustentabilidade, focado no objetivo da redução da pegada de carbono dos restaurantes.
“Estamos particularmente satisfeitos por podermos utilizar a nossa vasta rede de restaurantes para contribuir para a mobilidade sustentável em Portugal, juntamente com a EDP”, acrescenta.
Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade, por seu turno, destaca a parceria como um “avanço significativo” na missão da EDP na promoção da mobilidade elétrica em Portugal
“Acreditamos que cada ponto de carregamento instalado é um passo importante para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, e é com grande satisfação que contamos com o Burger King Portugal como parceiro neste percurso”, conclui.
Mobilidade zero emissões do Burger King Portugal
Além da instalação de pontos de carregamento elétricos, o Burger King iniciou em 2023 um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery.
Esta medida permitirá à cadeia de fast food reduzir o seu impacto ambiental, poupando 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo (450 toneladas para a frota de 120 motas).