O Plug & Charge é um projeto resultante da parceria da Efacec com a Vitra – plataforma fornecedora de pontos de carregamento para veículos elétricos (VE) – e o SDEY (Department Energy Association of Yonne).

Trata-se de um projeto-piloto a ser implementado inicialmente na cidade de Yonne, França, em 2020, e que pretende desenvolver uma tecnologia de carregamento de VE sem recurso a cartão ou app.

Atualmente, os condutores de VE têm de ter na sua posse um cartão RFID (identificação por radiofrequência) ou um smartphone para acederem a um posto público de carregamento.

O Plug & Charge procura contrariar essa realidade. Com o standard ISSO 15118, o Plug & Charge define uma nova forma de comunicação entre os VE e a rede de carregamento através de certificados digitais.

Assim, basta a conexão com o VE ser feita e o carregador recebe dados encriptados do automóvel e o pagamento é processado.

A SDEY vai instalar os seis primeiros carregadores, que serão produzidos pela Efacec, em Yonne, no noroeste de França.

A Hubject será responsável pelo fornecimento do ecossistema Plug & Charge e infraestruturas públicas essenciais associadas.

Já os pontos de carregamento estarão ligados à rede da Hubject através da Virta, e estrão operacionais à escala europeia tal como a restante rede de carregamento SDEY.

“A Efacec está muito satisfeita por contribuir para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em França”, diz Duarte Ferreira, Global Business Development Director da Efacec.

São “projetos como o Plug & Charge que nos permitem continuar a fornecer os nossos produtos e competências para tornar a mobilidade sustentável uma realidade na Europa”, diz o responsável da Efacec.

À data não há previsão para instalação deste equipamento em Portugal.