Os carros elétricos são atualmente o terceiro grupo motopropulsor mais popular nos usados mais jovens.
Esta é uma das conclusões do mais recente relatório do Observatório INDICATA, divulgado recentemente e com dados recolhidos até 31 de janeiro de 2024.
Se no mês de janeiro o mercado online de usados B2C viu o gasóleo conseguir um ligeiro aumento (quota de mercado cresceu para 55,18%), a tendência geral permanece descendente, diz o INDICATA, que conclui que as preferências dos compradores médios de automóveis usados de passageiros tendem cada vez mais para a gasolina.
“Com uma grande reserva de automóveis de passageiros a gasóleo, estes continuam a dominar o mercado. Excluindo os veículos comerciais, estes representaram 52,4% das vendas online de automóveis usados B2C em janeiro”
– Observatório INDICATA
No entanto, se o foco forem veículos com até quatro anos de idade, a gasolina é mesmo a energia favorita na compra de usados online, com uma quota de 43,2% das vendas contra os 26,4% do gasóleo. E, no terceiro ponto mais alto do pódio, surgem os veículos 100% elétricos, com uma quota de 11,5%.
Já no que respeita a veículos ligeiros de passageiros com até dois anos de idade, verificam-se os mesmos lugares, com a gasolina a ocupar o primeiro posto (51,6% das vendas de janeiro). O gasóleo cai ainda mais, para 14,8% das vendas no primeiro mês do ano. Os 100% elétricos ocupam também aqui o terceiro posto, com 14,0% das vendas.