As vendas de automóveis ligeiros novos em Portugal recuaram 9,9% no primeiro semestre de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021.
Viaturas Ligeiras de Passageiros | ||||
Viaturas Ligeiras de Mercadorias | ||||
Total de Matrículas de Veículos Ligeiros |
Em valores absolutos, isto significa menos 9.575 matrículas, 3.579 das quais correspondem a veículos ligeiros de mercadorias, a tipologia de viatura que mais recua neste período: -23,4%, enquanto o comércio de ligeiros de passageiros contrai 7,4%.
Em 2022 estão a matricular-se menos 10 mil carros novos por mês face a 2019
A significativa contração do mercado deriva da falta de capacidade de entrega de alguns modelos.
Em consequência da maior disponibilidade de entrega, regista-se o aumento da quota de mercado de marcas com menos tradição nos lugares cimeiros da tabela de vendas, caso da Dacia, a terceira com mais matrículas realizadas em junho de 2022.
A redução do volume está também a tornar mais evidente a importância de outro tipo de mecânicas, como é o caso dos veículos 100% elétricos.
Ao fim dos primeiros seis meses de 2022, as matrículas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos representam 10,1% do volume de carros novos vendidos em Portugal.
A ganhar cada vez mais importância, os modelos ligeiros de mercadorias com motor exclusivamente elétrico assumem igualmente 2,9% dos registos deste segmento.
Porém, o dado mais curioso desta análise, é que as 7.978 matrículas de veículos 100% elétricos produzidas por estes dois segmentos na primeira metade de 2022, são mais do que as foram efetuadas ao longo de todo o ano de 2019, mas também em 2018, anos em que as vendas totais do segmento totalizaram 223.799 e 228.327 unidades, respetivamente.
Ligeiros de Passageiros |
Percentualmente, os híbridos plug-in tem a mesma quota de matrículas dos veículos 100% elétricos na categoria ligeiros de passageiros: 10,1%.
No final do primeiro semestre, a diferença de matrículas entre veículos BEV e PHEV é inferior a 100 unidades, com vantagem dos primeiros modelos.
A seguir está a tabela das 15 melhores marcas na categoria de veículos 100% elétricos:
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Pode concluir-se:
- O leque de ofertas é cada vez mais alargado com mais marcas a entrar neste “campeonato”
- A Tesla lidera a categoria de forma bastante destacada, a quase 300 unidades de distância da segunda classificada, a Peugeot (porém, a marca francesa lidera a categoria dos ligeiros de mercadorias)
- Regista-se o forte crescimento de marcas como a BMW, Hyundai, Citroen, Kia e Volvo
- A Dacia é, no entanto, a marca que percentualmente mais cresce: 3900%, já que a base de comparação é pequena. Com um único modelo – o Dacia Spring Electric – fica muito perto da Renault, que tem grande tradição nesta classe.
Fonte: ACAP
(a seguir): Falta de viaturas afeta rent-a-car e reduz 18% das compras no primeiro semestre de 2022