A Volvo vai investir quase mil milhões de euros na sua próxima geração de elétricos.

Nos próximos anos, a marca vai alocar meios na sua fábrica de Torslanda para criar uma geração de 100% elétricos com mais autonomia e capacidade de carregamento mais rápido.

Dos processos e tecnologias a serem investidos pela Volvo, destaque para processos de fundição de peças de carroçaria em alumínio, para uma nova linha de montagem de baterias, para oficinas de pintura e de montagem final.

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Este investimento surge na sequência do anúncio feito pela Volvo recentemente, que comunicou uma parceria com a Northvolt para a criação de uma fábrica de produção de baterias.

Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, diz que estes investimentos são um passo importante rumo a um futuro totalmente elétrico.

“Torslanda é a nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial na nossa transformação à medida que avançamos para nos tornarmos um fabricante exclusivo de automóveis elétricos em 2030”, diz o responsável da Volvo.

A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300 mil automóveis. Atualmente, tem três turnos de produção e emprega cerca de 6.500 pessoas.

O que vai mudar na produção de elétricos Volvo

  • Processos de fundição das peças de alumínio: talvez aquela que, segundo a marca, é a “mudança mais significativa e mais empolgante” deste pacote de investimentos. Trata-se de um processo capaz de gerar uma série de benefícios em termos de sustentabilidade, de custo e de desempenho automóvel – ao fundir as principais partes da estrutura do solo numa única peça de alumínio, reduz-se o peso e melhora-se a eficiência energética e autonomia do carro. Além disso, ganha-se mais espaço no interior e na bagageira.
  • Upgrade nas oficinas de pintura: serão instaladas novas máquinas e implementados novos processos, que reduzirão o consumo de energia e de emissões associados a esta fase de fabrico.
  • Nova linha de montagem de baterias: vai integrar as baterias e os módulos na estrutura do piso do automóvel. As oficinas de montagem vão ser restruturadas para acolher a nova geração de modelos, onde se inclui um novo ponto de contacto onde a carroçaria superior e a estrutura inferior do carro se encontram pela primeira vez.
  • Logística da fábrica também será remodelada: as áreas serão revistas de forma a otimizar o fluxo de materiais e o transporte de mercadorias e de peças. Será ainda feito um investimento nas áreas circundantes da fábrica, do qual fará parte novas áreas de descanso, vestuários e escritórios.