De acordo com a Automotive News Europe, os grupos Daimler, Volkswagen e Volvo, em conjunto com a ZF Friedrichshafen e a Robert Bosch, são alguns dos fabricantes e fornecedores automóveis que se preparam para expandir a sua produção com vista a fazer face ao impulso da crescente eletrificação de veículos na Europa.

Construtores

A Daimler iniciou a produção do seu SUV totalmente elétrico, o EQC, em Bremen, na Alemanha, e pretende começar em breve a produção de baterias nas suas fábricas alemãs de Sindelfingen e Untertuerkheim, bem como em Jawor, na Polónia.

Já a Volvo está a produzir a sua versão híbrida Plug-in do XC40 em Ghent, na Bélgica, onde se espera que seja também produzia uma versão 100% elétrica do seu SUV compacto durante o próximo ano.

Os restantes híbridos Plug-in V60, XC60, V90, XC90 e os mild-hybrids XC60 e XC90 continuam a ser produzidos na fábrica da Volvo de Torslanda, na Suécia.

O Grupo Volkswagen investiu 1 bilião de euros na sua fábrica em Zwickau, na Alemanha, onde construirá o compacto ID3, já a partir do início do próximo ano.

Fornecedores

A ZF Friedrichshafen procura tornar-se num membro cada vez mais ativo da eletrificação europeia.

Em Schweinfurt, na Alemanha, a ZF constrói motores elétricos utilizados nos híbridos Plug-in da Audi, BMW, Porsche, VW e Volvo, por exemplo.

Já a Bosch, que constrói motores elétricos para a Daimler, Porsche, Fiat, Volvo, Peugeot e StreetScooter, possui fábricas em Estugarda e Hildesheim, na Alemanha.

A Automotive News Europe identificou 84 locais de produção de veículos elétricos, baterias e componentes. Trata-se de um aumento de 38% em relação a 2018, o que indica que a indústria europeia está a crescer em direção à eletrificação, com vista a cumprir com as metas ambientais impostas pela União Europeia.