Entre abril e junho de 2021, as vendas de carros eletrificados representaram 35% do mercado de ligeiros novos na União Europeia.

São dados da ACEA que, em detalhe, conclui que os veículos elétricos a bateria (BEV) representaram nestes três meses 7,5% do mercado europeu de ligeiros novos.

Este tipo de solução motora mais do que duplicou entre o primeiro (Q1) e o segundo trimestre de 2021: de 3,5% no Q1 para 7,5% no Q2.

Quanto aos híbridos (HEV), entre abril e junho este tipo de automóveis representava 19,3% do mercado.

Já os híbridos plug-in (PHEV) representaram, no segundo trimestre, 8,4% das matrículas de ligeiros no velho continente.

Quanto às motorizações ditas tradicionais, durante o segundo trimestre (Q2) foram matriculados na Europa mais do dobro de carros a gasolina do que a gasóleo.

Combinadas, as motorizações diesel e gasolina representaram, entre 1 de abril e 30 de junho, 62,2% das vendas de carros novos.

https://fleetmagazine.pt/2021/07/05/frotas-empresas-mobilidade-eletrica/

A gasolina e o diesel ainda pesam...

De abril a junho deste ano, as matrículas de motorizações a gasolina e diesel cresceram 25,3% e 7,8%, respetivamente, em toda a Europa.

Tal crescimento é explicado pela fraca base de comparação com o mesmo período de 2020, altura em que foram mais sentidos os efeitos da pandemia e dos confinamentos e medidas restritivas daí resultantes.

...mas os eletrificados continuam a crescer

Durante o segundo trimestre, as matrículas de 100% elétricos aumentaram 231,6% (totalizando 210.298 carros registados na Europa).

Este aumento foi suportado em larga medida pelos principais mercados europeus, principalmente Espanha (+372,7%) e Alemanha (+357,0%).

https://fleetmagazine.pt/2021/07/06/100-eletrico-ou-hibrido-plug-in/

Os PHEV tiveram um crescimento ainda mais impressionante do que os BEV no segundo trimestre de 2021. As matrículas deste tipo de soluções híbridas aumentaram em 255,8% (235.730 unidades registadas).

Itália foi um dos mercados que registou o maior aumento, com 21.647 matrículas de automóveis PHEV (um crescimento de 659,3% face ao mesmo período de 2020).

Quanto aos outros três (maiores) mercados, Espanha registou um aumento de 430,3%, França um aumento de 276,4% e Alemanha um aumento de 269,9%.

Relativamente aos HEV, foram matriculadas 541.162 unidades deste tipo entre abril e junho. Continuam, por isso, no topo das preferências dos europeus no respeita a motorizações alternativas.

Quanto ao desempenho deste tipo de veículos nos mercados europeus, todos registaram ganhos percentuais de dois ou até mesmo três dígitos. Como resultado, as matrículas de HEV mais do que triplicaram entre abril e junho (até 213,5%) quando comparadas com o período homólogo.