emel eletricoA empresa pública municipal continua a apostar na mobilidade elétrica e, em janeiro, lançou um concurso público (anúncio de procedimento n.º 278/2016) para a aquisição de mais 6 veículos e respetivas baterias, pelo valor base de 138 mil euros.

Posteriormente, a 24 de Fevereiro, fez publicar uma declaração de retificação de anúncio n.º 36/2016,  alterando o prazo para apresentação das propostas ou das versões iniciais das propostas até às 17 horas do 44 º dia a contar da data de envio do presente anúncio (24-02-2016).

A EMEL é uma empresa pioneira na utilização de veículos elétricos de duas ou quatro rodas em atividades de fiscalização.

Em entrevista à FLEET MAGAZINE, Óscar Rodrigues, diretor do Departamento de Mobilidade e Transportes da EMEL, mostrou como e quanto a empresa está a poupar com a utilização de viaturas elétricas, graças a custos operacionais mais baixos devidos à poupança energética quando comparada com a solução a gasóleo, à redução das despesas de manutenção e ao atual quadro fiscal que favorece a escolha de elétricos.

“Há equipas de coleta e de manutenção que atuam na zona central da cidade. Trata-se de uma área com grande concentração de parquímetros que, por isso, obriga a curtas deslocações, de 150 ou 200 metros, entre um e outro equipamento. Muitas vezes, como é no caso das coletas, são operações de curta duração. Naturalmente, isto representa um tremendo desgaste para qualquer veículo térmico, além do gasto em combustível e da consequente emissão de gases poluentes. Para este tipo de atividade, que não ultrapassa os 80 km diários, os veículos elétricos são, sem dúvida, a melhor opção”, expicou Óscar Rodrigues nessa reportagem publicada na edição de Setembro de 2015.

Em consequência, A EMEL foi vencedora do prémio “Frota Verde do Ano” atribuído pela FLEET MAGAZINE devido ao seu esforço ambiental na redução de emissões de CO2.