A EMEL, empresa pública municipal que gere o estacionamento e a mobilidade na cidade de Lisboa vai contar com mais 6 Nissan Leaf, ampliando a presença de veículos elétricos na sua frota automóvel.
Esta aquisição resulta do concurso público para a aquisição de mais 6 veículos e respetivas baterias, pelo valor base de 138 mil euros, noticiado pela FLEET MAGAZINE há algumas semanas.
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, conta atualmente com uma frota de 72 veículos, 19 dos quais elétricos, o que representa 26% da frota total.
Estes 19 carros estão distribuídos pelos serviços de parques, coleta, assistência técnica, fiscalização, bairos históricos, direção e serviços administrativos, permitindo uma poupança em combustível de 17.373 euros/ano, valor que é investido na melhoria da mobilidade dos lisboetas.
Já em entrevista à FLEET MAGAZINE, Óscar Rodrigues, diretor do Departamento de Mobilidade e Transportes da EMEL, demonstrava como e quanto a empresa está a poupar com a utilização de viaturas elétricas, graças a custos operacionais mais baixos devido à poupança energética quando comparada com a solução a gasóleo, à redução das despesas de manutenção e ao atual quadro fiscal que favorece a escolha de elétricos.
No caso do Nissan Leaf, para clientes empresariais e sem considerar o incentivo ao abate de 2.250 euros no âmbito da Fiscalidade Verde, o Nissan LEAF está disponível a partir de 17.329 euros + IVA na solução de aluguer de bateria de 24 kWh (aluguer desde €79 por mês em função da quilometragem anual percorrida) e de 21.502 euros + IVA na opção com compra da bateria.
Em ambos os casos, acrescem poupanças anuais em sede de tributação autónoma, dedução do IVA e isenção de imposto de circulação (IUC), além de custos de manutenção muito reduzidos e de energia, face a um veículo equivalente com motor térmico.
No que diz respeito às emissões de CO2 anualmente a EMEL emite menos 211 toneladas com os seus veículos.
“Sendo a empresa um garante da mobilidade sustentável na cidade de Lisboa, é natural que queiramos evoluir no sentido de nos tornarmos mais responsáveis com o ambiente. Toda a nossa atividade não faria sentido se não nos adaptássemos aquilo que são as boas práticas ambientais. A aquisição de mais seis carros elétricos permite não só uma renovação da frota, mas também uma frota mais sustentável e amiga do ambiente”, referiu Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL.
Em 2015, a EMEL foi vencedora do prémio “Frota Verde do Ano” atribuído pela FLEET MAGAZINE devido ao seu esforço ambiental na redução de emissões de CO2.