Quem for proprietário de um Volkswagen a gasóleo e quiser ficar a saber se o seu modelo é um dos afetados pelo software que causa discrepâncias nas emissões de Óxido do azoto (NOx), pode obter todas as informações sobre o assunto no site da marca.
Para isso, os clientes da Volkswagen em Portugal devem inserir o número do chassis do veículo na plataforma criada no site www.volkswagen.pt.
Já foi apresentada uma primeira solução para os motores a gasóleo 2.0 TDI e 1.6 TDI
Em alternativa, os Clientes poderão contactar a Marca através do 808 30 89 89 ou pelo endereço apoio.clientes@siva.pt
Correspondendo ao plano inicial, o grupo já apresentou uma primeira solução para os motores a gasóleo 2.0 TDI e 1.6 TDI.
Para o motor 2.0, a Volkswagen garantiu que, ainda em 2015, estará pronta uma solução que passa pela alteração do software dos modelos afectados. Prevê-se que a sua implementação comece no início de 2016.
Para o motor 1.6, além de um novo software, serão necessárias alterações no motor. Neste caso , o construtor refere que não deverão estar prontas antes de Setembro de 2016.
A Volkswagen anunciou que assume total responsabilidade e que suportará o custo de todas as medidas necessárias. Uma primeira estimativa indica que poderão variar entre os 20 e os 10 mil euros por veículo.
Reafirma ainda que os problemas reconhecidos não afetam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação.
Em Portugal, no total das 4 marcas, estima-se que existam 117 mil veículos com o software que manipula as emissões.