Partindo de um posicionamento vincadamente desportivo, com foco na performance e uma forte aposta no design, a CUPRA tem também oferta comercial dirigida às empresas que procuram reduzir emissões com automóveis de uma personalidade inconfundível

Formentor, Born, Leon, Tavascan e, muito em breve, Terramar, são os modelos que seguramente vamos ver crescer em número no parque automóvel de cada vez mais empresas. Cada um com identidade própria e personalidade vincada, rubricada em cada vinco esculpido na carroçaria ou nos traços luminosos em LED que despertam a atenção de outros condutores aquando da sua aproximação na estrada.

Representada em Portugal pela SIVA|PHS desde 2021, a CUPRA teve o seu berço na antiga divisão de modelos desportivos da SEAT. Nasceu por isso com um ADN muito vigoroso, responsável por conquistar empresas mais exigentes que valorizam a sua própria imagem e que querem entregar aos seus colaboradores um automóvel com caráter.

Está a conseguir também fazê-lo correspondendo aos desafios impostos pelas necessidades de sustentabilidade e de redução de emissões com soluções com enquadramento fiscal que contribuem também para reduzir os custos de utilização de cada modelo.

Sem que isso signifique sacrificar a oferta de equipamento e de tecnologia a bordo, por ser este um dos fatores que mais contribui para a retenção do valor futuro de cada modelo.

Conheça os três modelos que estão a ser uma forte aposta em 2024 e os motivos porque há empresas a escolhê-los e ainda duas novidades já conhecidas e que vão dar continuidade a uma história que se escreve já com a energia do sucesso.

Born: nascido para vencer

O primeiro carro elétrico da marca é o modelo mais presente nas empresas, incluindo empresas portuguesas. É também por isso um dos modelos da marca mais visto nas estradas nacionais.

As empresas estão a desejá-lo pelos custos reduzidos face à autonomia de até 427 km em ciclo combinado proporcionada pela bateria de 59 kWh, mas também pela sua imagem e elevada dotação de equipamento, mesmo na versão base do modelo, que contribui para assegurar rendas competitivas.

CUPRA Born vence categoria “Carro de Empresa” de 27.500 euros a 35 mil euros nos Prémios Fleet Magazine 2022

Quem quiser ir mais longe, o Born propõe a versão VZ com mais potência e binário: 326 cv e 545 Nm, respetivamente. Para rentabilizá-los de modo mais seguro e aplicado, a versão aprimorou as afinações da suspensão e conta com uma direção mais desportiva e travagem melhorada.

Equipado com uma bateria de 79 kWh, o CUPRA Born VZ é capaz de percorrer até 599 km com uma só carga e aceita carregamento rápido DC de até 185 kW, podendo, em apenas 30 minutos, recuperar de 10 a 80% a capacidade da bateria.

Leon: Hatchback ou Sportstourer?

O renovado CUPRA Leon mantém versões de cinco portas e Sportstourer, mas passou a contar com uma afinação mais desportiva do chassis e motorizações capazes de proporcionarem níveis de desempenho ainda mais dinâmicos em estrada.

Com quatro modelos de propulsão – TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (diesel) e uma nova geração eHybrid (híbrido plug-in) –, as opções de motorização do Leon podem ir dos 150 cv aos 272 cv. Como no Formentor, a versão plug-in pode ultrapassar os 120 km em modo puramente elétrico.

CUPRA entrega 85 carrinhas Leon plug-in à Schneider Electric Portugal

O Leon incorpora todos os argumentos essenciais para ser apreciado pelas empresas. Versões fiscais que garantem-lhe um TCO favorável, conforto, condução ágil mas também familiar, sobretudo na versão SportsTourer, que acrescenta uma versátil e volumosa bagageira.

As empresas que valorizam a sustentabilidade vão apreciar também apreciar o facto de os bancos serem revestidos em microfibra 73% reciclada ou em pele ecológica. Uma abordagem que não esquece o conforto ou o ambiente a bordo, proporcionado pelo sistema de som com 12 colunas, desenvolvido conjuntamente com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility.

Formentor PHEV e TDI abaixo de 35 mil euros

O bestseller da CUPRA liderou as tabelas de vendas da marca em 2023, com mais de 120 mil entregas as nível global. Agora, uma nova versão vem dar continuidade ao bom desempenho do seu antecessor. Renovado, o Formentor incorpora a nova linguagem de design exterior, enquanto o interior, mais digital, inclui um novo e melhorado cockpit digital atrás do volante. O sistema infotainment com ecrã de 12,9”, maior e com cursor retro iluminado, é outra das novidades.

Para empresas, a CUPRA propõe preço abaixo dos 35 mil euros (+ IVA) para a variante eHybrid, dotada de uma nova mecânica plug-in de 204 cv, que promete mais de 120 km de autonomia em modo totalmente elétrico e pode receber carregamento rápido até 50 kW em corrente contínua.

A motorização 2.0 TDI a gasóleo, com 150 cv e associada a uma caixa DSG de sete velocidades, tem um custo para empresas de 34.990 euros, IVA incluído.

Tavascan, o primeiro SUV 100% elétrico da CUPRA

O Tavascan é o primeiro protagonista de uma nova era da CUPRA e o seu primeiro SUV coupé 100% elétrico.

Representa um salto no posicionamento da marca. As proporções atléticas e desportivas combinam com um interior dotado de novos elementos da família CUPRA, como as saídas de ar condicionado quase-invisíveis ou a iluminação ambiente do habitáculo.

Configurável em dois níveis de potência, o Tavascan já pode ser encomendado com motor elétrico traseiro de 286 cv e binário máximo de 545 Nm.

CUPRA Tavascan: SUV coupé 100% elétrico com preços a partir de 50.410 euros

A versão VZ, com 340 cv, combina dois motores elétricos instalados em ambos os eixos. As duas motorizações apresentam bateria de iões de lítio com 77 kWh de capacidade, que permite uma autonomia estimada até 568 km nas versões de um só motor, enquanto que, na versão VZ, a autonomia anunciada é de até 522 km.

Terramar, um novo herói para uma nova era

O espírito desportivo e o carácter muito emocional do Terramar têm o objetivo de elevar o posicionamento da marca dentro do segmento que cresce mais rapidamente na Europa.

Com 4,5 metros de comprimento, combina dimensões arrojadas e elementos de design marcantes do ADN CUPRA, com um capot longo, cujo formato “shark nose” vinca a sua determinação de vencer. Adota também a nova identidade visual da CUPRA (inaugurada com o Tavascan), marcada pela assinatura luminosa composta por três elementos triangulares em cada uma das óticas dianteiras e a linha contínua com logotipo embutido, na traseira.

Chega no final de 2024 e vai dispor de versões térmicas, bem como de uma versão híbrida plug-in com 245 cv, capaz de assegurar mais de 112 km em modo totalmente elétrico.