A ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting organizou mais um Encontro Nacional no dia 22 de maio, onde cerca de 140 pessoas se reuniram, no EPIC SANA Marquês Hotel, para discutirem o papel fundamental do leasing, do factoring e do renting na modernização da economia portuguesa.

Ali bem no centro de Lisboa, diversos representantes de marcas, líderes de associações do sector e profissionais das áreas de financiamento especializado abordaram a sustentabilidade, a transição digital e a mobilidade como vetores de crescimento em Portugal.

Luís Augusto, presidente da associação, abriu os trabalhos do dia com números que sustentam a afirmação de que o financiamento especializado continua a ser “decisivo” para a economia nacional. Em 2024, os três segmentos representados pela ALF terminaram o ano com ganhos significativos. A saber:

  • Leasing: +19,9%
  • Renting: +13,6% em valor de viaturas novas contratadas
  • Factoring: +3,4% no valor de créditos tomados
alf
Luís Augusto

No que respeita ao leasing mobiliário, superou a barreira dos dois mil milhões de euros em produção, tendo atingido concretamente os 2,15 mil milhões de euros (crescimento de 15,2%).

Já no tocante ao renting, foram contratados 38.634 ligeiros novos, num total de 1,16 mil milhões de euros – a frota total gerida em Portugal era, no final de 2024, de 137 mil veículos.

“Mais do que responder à procura por soluções ecológicas, o renting tem liderado a transição energética automóvel”. Entrevista a Pedro Sobral, diretor da ALF

João Duque, economista, presidente e professor catedrático do ISEG, salientou que, em alternativa às soluções de crédito bancário tradicional, o financiamento especializado contribui para a democratização do acesso a soluções de mobilidade, bem-estar e investimento.

João Duque: “o sector deve liderar a mudança através da oferta de soluções tecnológicas e sustentáveis”.

O dia foi ainda preenchido com dois painéis, ambos moderados pela jornalista Rosário Lira: um dedicado aos impactos das tensões comerciais internacionais e aos desafios que os sectores da logística, transportes, construção e distribuição enfrentam.

Da esquerda para a direita: Luís Gomes (presidente da APQuímica), Afonso Mascarenhas de Almeida (presidente da APLOG), José Nogueira de Brito (presidente da APED) e Ricardo Gomes (vice-presidente AICCOPN).

O segundo painel focou-se no mercado automóvel nacional e nas tendências da mobilidade elétrica. Os responsáveis de diferentes players do sector falaram do exponencial crescimento de viaturas elétricas no parque automóvel nacional, do investimento que está a ser feito em infraestrutura de carregamento e ainda nos atuais entraves fiscais à adoção de viaturas elétricas por parte de clientes particulares.

Da esquerda para a direita: Pedro Cordeiro (BYD Portugal), Paulo Fernandes (BMW Portugal), Nuno Bonneville (Galp) e Juan Santos (Bosch Car Service).

Gonçalo Regalado, CEO do Banco Português de Fomento, fechou a ordem de trabalhos com uma exposição que destaca o papel de parceiro que o banco tem junto do investimento empresarial e da modernização económica nacional.

Gonçalo Regalado

No final do dia houve ainda tempo para a atribuição dos Prémios do Financiamento Especializado ALF, que distinguiram as instituições com maior desempenho nas categorias de maior nova produção e maior crescimento:

  • Produção de Leasing Mobiliário: Caixa Geral de Depósitos
  • Produção de Leasing Imobiliário: Millennium BCP
  • Produção de Factoring: Santander Totta
  • Produção de Confirming: Millennium BCP
  • Produção de Renting: Ayvens
  • Crescimento de Produção de Leasing Mobiliário: Santander Totta
  • Crescimento de Produção de Leasing Imobiliário: Santander Totta
  • Crescimento de Produção de Factoring: Banco Montepio
  • Crescimento de Produção de Confirming: BNP Paribas Factor
  • Crescimento de Produção de Renting: Locarent

alf