A Alfa Romeo sempre se distinguiu por fazer carros desportivos.

Por desportivos, entenda-se, com linhas apaixonantes e capazes de prenderem a atenção, com mecânicas nervosas e  impulsivas capazes de acentuarem a face temperamental do comportamento, com interiores e posição de condução que, não sendo de todo perfeitos, tivessem a capacidade de envolver quem conduz, estimular paixões primárias e desconcertar os sentidos.

E a Alfa atual, depois de umas décadas de aparente falta de rumo, parece ter-se encontrado no regresso às origens da sua essência. Trajando-se com mais sofisticação, como ditam os novos tempos.

O Stelvio e o Giulia são disto exemplos.

O segundo, assumidamente um desportivo que quer ser um carro de executivo (ou um carro executivo que quer ser um desportivo), enquanto o Stelvio vem acrescentar mais capacidade para ir além do alcatrão e principalmente, uma boa desculpa para se ter um desportivo que também oferece alguma versatilidade familiar.

Haverá um género definido em cada uma destas características?

Não e ainda bem que assim é, já que o mistério e a indefinição, por natureza, são alimento para a sedução.

Falta falar do carro em si. O Stelvio, como se disse, não é um carro perfeito e, como SUV, tem  um pouco mais de músculo e altura para se aventurar fora do alcatrão mas também a delicadeza e as limitações próprias de não ser um todo-o-terreno. Mas pode ir um pouco mais além desde que permaneça firme e pouco irregular, enquanto a altura lhe dá pose, atitude e visibilidade.

Em todo o caso, aquilo que verdadeiramente define e atrai no Stelvio é a condução. De facto, há algo neste carro que subliminarmente nos embala na condução mas que, ao mesmo tempo, nos desperta o desejo de querer domesticar o desafio que a sua raça nos impõe.

Sem sabermos o que é, vicia e deixa saudades quando ouvimos a porta trancar atrás de nós.

Impressões

Não é nada fácil o trabalho deste carro para as empresas.

É preciso gostar. Não se espere encontrar a qualidade de construção ou uma criteriosa e uniforme escolha de materiais capazes de cegarem ao primeiro olhar, ou sequer um entrosamento rápido com o posto de condução ou com o comportamento.

A relação com este carro constrói-se até o compreendermos, até existir cumplicidade e respeito mútuos.

Apesar das diferenças em altura, Giulia e Stelvio partilham a plataforma e a mecânica.

Daí  a mesma agilidade e rapidez de reações, a maior altura do Stelvio equilibrada com vias ligeiramente mais largas.

Ambos partilham também a mesma mecânica, incluindo a caixa automática transmissão automática de oito velocidades adaptativas em função do tipo de condução que se deseja praticar.

A resposta da suspensão, da direção e da capacidade de tração e de travagem pode igualmente ser escalonada, alternando um botão que interfere sobre o DNA do modo de condução, do mais dinâmico e impulsivo ao mais dócil, confortável e poupado.

Somente nas versões com tração traseira, este motor fica nos 180 cv.

A versão ensaiada – Q4 – tem tração integral e, por isso, a potência do motor elevada 30 cv, até aos 210 cv.

Conduzido de forma descontraída e eficiente, o Stelvio evidencia excelentes bancos, boa insonorização e é quase perfeito a absorver as irregularidades do asfalto.

O espaço interior fica aquém do que o volume exterior parece indiciar, mesmo assim, a maior altura da carroçaria permite disfarçar o acanhamento sentido nos bancos traseiros do Giulia. E a capacidade da bagageira, 525 litros, pode considerar-se boa para a média da categoria.

Se é possível uma condução simples, acessível e, fator importante em Portugal, passar pelas portagens como classe 1, mesmo com este motor a gasóleo também se consegue acrescentar alguma dinâmica.

Graças ao generosíssimo binário sempre um pouco mais do que acreditamos ser ainda possível, apesar disso sem grande estrago para as médias de consumo.

Ficha de Produto: Preço, rendas, consumo e motor

  • Preço:

60.845 Euros*

  • Rendas:

979,59 €/mês (36m)*

907,16 €/mês (48m)*

  • Consumo médio e emissões:

5,7 l / 100Km / 149 gCO2/km*

  • Dados do Motor:

4 / 2.143 cc

210 / 3.750 cv/rpm

470 / 1.750 Nm/rpm

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms