Bem comportado

O Audi A3 está mais comprido e mais largo do que a anterior geração, a grelha é maior e acumula um conjunto de apontamentos estéticos dignos da insígnia de quatro anéis que ostenta. Esta é a versão com preço de aquisição para empresas no 1.º escalão da Tributação Autónoma (TA).

A Audi tem presença assídua na lista de opções dos gestores de frota. E sendo o mercado frotista um dos segmentos mais importantes para a marca premium alemã, não é de estranhar a aposta numa edição fiscal do A3 Sportback, pensada para as empresas que ainda não largaram, de todo, o diesel.

audi a3

Como tal, o A3 “versão fiscal” chega equipado com um motor 2.0 TDI de quatro cilindros que debita 116 cv e produz um binário de 300 Nm, disponível logo a partir das 1.600 rpm. Um bloco que substitui o extinto 1.6 TDI e que a partir de agora ganha espaço debaixo do capot dos compactos do grupo Volkswagen. Os 116 cv de potência são mais do que suficientes para responder às exigências de quem passa o dia ao volante e permitem a este verdadeiro estradista um comportamento adequado e, acima de tudo, pensado para a otimização dos custos de utilização: a marca anuncia consumos mistos de 4,4 l/100 km, valores facilmente conseguidos, excetuando se grande parte da condução for feita em ambiente urbano. Como foi o caso deste ensaio.

A bordo, o conforto é o que seria de esperar num Audi. Não há ruídos parasitas e, mesmo a velocidades mais altas, o A3 revela estar bem insonorizado, o que aumenta consideravelmente os níveis de prazer retirados da experiência de condução. É o compromisso da marca com essa mesma experiência, patente no bom comportamento que deve muito à relação saudável entre chassis e motor, equilibrada e complementada pela curta, porém precisa, caixa manual de seis velocidades.

Ainda sentados ao volante, o arrojo patente nas saídas de ventilação, colocadas acima do volante, e a integração entre design e tecnologia, forma e função, é bem conseguida. O A3 tem o tablier orientado para o condutor, com o ecrã de infotainment integrado na consola central, sendo a operação destes instrumentos fácil e pouco ou nada impeditiva da necessária atenção ao volante.

audi a3

Impressões

O novo Audi A3 é um automóvel cumpridor e assume-se como um verdadeiro carro de estrada, pensado para proporcionar um elevado nível de conforto sem comprometer as boas prestações ou os custos de utilização das empresas que o consideram para a sua frota.

Além do caráter estradista deste Audi A3, vem equipado com um vasto conjunto de ajudas à condução, como é o caso do Aviso de Saída Involuntária de Faixa, do Audi Pre-Sense Front, do Cruise Control ou dos Sensores de Estacionamento Traseiros ou do AC Automático de duas zonas, além da Direção com Assistência Variável em função da velocidade, responsiva e que garante uma maior precisão na altura de dominar o asfalto.

Galeria de imagens