Um elétrico chamado desejo
Foi a primeira proposta 100% elétrica da Audi e logo no segmento superior. O Audi e-tron entrou no mercado dos SUV com argumentos dinâmicos e mecânicos que nos fazem colocar de lado a ansiedade causada pela autonomia.
A espera compensou. O Audi e-tron é o 100% elétrico que muitos dos seguidores da marca alemã ansiosamente aguardavam.
Um SUV zero emissões de aspeto robusto e imponente, com 2,5 toneladas de peso e quase cinco metros de comprimento, apetrechado de tecnologia e de uma bateria capaz de garantir, no mínimo, 300 km sem ir à tomada.
Sentados a bordo do e-tron, as sensações são de compromisso com a qualidade.
A marca não poupou esforços e criou um ambiente que, pela ausência de túnel de transmissão, nos envolve (ainda mais) na condução e nos transporta para uma experiência de sublimação onde reina o conforto.
https://fleetmagazine.pt/2020/04/07/audi-e-tron-sportback-suv-eletrico/
Tudo tem e está no devido lugar
A qualidade é visível, por exemplo, nos materiais presentes no cockpit.
A sua sólida montagem elimina todo e qualquer ruído parasita a bordo e o silêncio em velocidade de cruzeiro é praticamente ensurdecedor.
E essa é, na verdade, a característica mais evidente quando se guia o e-tron: o silêncio.
Apesar de robusta e imponente, a silhueta de SUV beneficia de uma aerodinâmica ímpar que, aliada à natural ausência de ruído dos motores elétricos, contribui para um relaxamento que faz esquecer preocupações inerentes à próxima carga.
Mas um dos elementos mais atrativos e diferenciadores do e-tron é mesmo o conjunto de (opcionais) “espelhos” retrovisores. Ou, neste caso, câmaras retrovisoras.
É o primeiro veículo a apresentar uma solução deste tipo que, embora atraente do ponto de vista tecnológico, não deixa de criar algum constrangimento inicial.
Sobretudo porque, em que em vez de olharmos para o ecrã instalado no interior da porta, focamos o olhar no lugar onde era suposto estar um espelho.
Impressões
O Audi e-tron é uma aposta premium segura para quem ainda sofre com a ansiedade relacionada com a autonomia, com a vantagem de ser sempre Classe 1 nas portagens, com ou sem Via Verde.
Dotado das mais avançadas tecnologias de assistência à condução, permitindo mesmo uma condução semiautónoma, o e-tron é de condução fácil.
Mas dotado de dois motores elétricos capazes de debitar um máximo de 408 cv de potência, o seu potencial dinâmico pode tornar-se numa ameaça para os distraídos que não sigam escrupulosamente as regras de trânsito.
A Audi anuncia mais de 400 km de autonomia e, no ensaio, em percurso misto, o e-tron chegou aos 320 km.
Nas estações de carregamento ultrarrápido de 150 kW, o carregador interno do e-tron permite carregar 80% da bateria em 30 minutos.