Combina o formato de um SUV compacto com a silhueta de um coupé. O Q3 Sportback distingue-se do Q3 normal por ter um perfil mais fluído e dinâmico que lhe dá uma aparência mais elegante e desportiva
O Q3 Sportback é ligeiramente mais comprido e mais baixo do que o Audi Q3, embora em tudo o resto que não dependa deste fator sejam iguais. Mas é isto que faz com que se dirijam a públicos distintos. Enquanto o Sportback pisca o olho aos que procuram um carro com presença e atitude mais dinâmicas, o Q3 “convencional” pode agradar quem procura um carro mais polivalente. Sobretudo em termos de espaço interior, já que a traseira mais baixa e curva do primeiro interfere nos acessos e no espaço em altura para os ocupantes deste banco. Já na capacidade de mala, ambos reivindicam a mesma volumetria: 380 litros no caso da motorização plug-in, em vez de 530 litros das versões equipadas com motor exclusivamente a gasolina ou a gasóleo.
A posse de uma imagem ou de uma experiência de condução mais desportiva tem um custo financeiro, apesar de as duas variantes de carroçaria partilharem a mesma base e os mesmos motores.
Também no interior, à exceção da zona traseira e de subtis pormenores de estilo, não existem diferenças no que toca ao desenho, à qualidade, à visibilidade da informação, à forma como ela é apresentada e até quanto ao equipamento disponibilizado. Concebido para ser funcional e com recurso a materiais de qualidade que transmitem prestigio e elegância, para condutor e acompanhante o habitáculo do Audi Q3 Sportback revela-se confortável durante viagens mais longas.
Impressões
Tecnologicamente pode ser equipado com os mais evoluídos sistemas de infoentretenimento ou as mais avançadas soluções de assistência à condução e no domínio da segurança.
Apesar da imagem desportiva e da suspensão mais firme, quer a posição de condução do Q3 Sportback, quer a sua própria capacidade dinâmica, não são substancialmente diferentes do Q3 “mais SUV”.
A solução plug-in recorre à combinação mais potente entre um motor 1.4 a gasolina de 150 cv e uma unidade elétrica com o equivalente a 116 cv de potência. No Volkswagen Arteon, por exemplo, esta combinação de motores tem uma potência total anunciada de 218 cv; no caso do Audi Q3 é de 245 cv. Equipado com transmissão automática “S Tronic”, com passagens de caixa mais rápidas e suaves, reivindica 56 km de autonomia máxima em modo elétrico em percurso urbano, 48 km em ciclo combinado.
Mesmo não sendo o mais eficiente entre aqueles que oferecem este tipo de solução, uma vez que, realisticamente, não parece tarefa fácil percorrer mais de 40 km em modo exclusivamente elétrico, os valores homologados de autonomia e emissões permitem a recuperação do IVA e uma taxa mais reduzida de Tributação Autónoma.
A bateria carrega a uma velocidade máxima de 3,7 kW.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Audi Q3 Sportback 45 TFSIe S line S tronic
Custo de aquisição | 43.671 euros + IVA |
Renda 36 meses | 920,74 euros + IVA |
Renda 48 meses | 861,40 euros + IVA |
Potência combinada | 245 cv (180 kW) / 400 Nm |
Motor a gasolina | 1.395 cc / 4 cilindros / 150 cv 5.000-6.000 rpm / 250 Nm 1.550-3.500 rpm |
Motor elétrico | 117 cv (86 kW) / 330 Nm |
Bateria | 10,8 kWh (353V) |
Consumo combinado | 2,0 l/100 km |
Emissões CO2 | 37 g/km |
Autonomia elétrica | 55 km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |