O BMW 225e xDrive Active Tourer é um híbrido plug-in que garante uma autonomia 100% elétrica até 92 km e beneficia de uma potência conjunta de 245 cv. A estes argumentos junta-se a praticabilidade que só um monovolume pode oferecer

BMW 225e

No verão passado, a BMW aumentou a autonomia elétrica dos 225e xDrive Active Tourer e 230e xDrive Active Tourer. No caso, o modelo ensaiado passou a ter autonomia em modo 100% elétrico entre 83 e 92 km, valores que se encontram entre as melhores autonomias para esta tipologia de veículo.

Mas não só. Se por um lado reclama para si um caráter vincadamente urbano em modo 100% elétrico, capaz de percorrer, em condições “normais”, entre 70 e 75 km nesse modo (foi impossível durante o ensaio atingir os prometidos os 92 km anunciados pela marca), a vantagem de contar com um motor a gasolina 1.5 litros de 3 cilindros permite-lhe independência na hora de sair da rotina e conduzir a família para novos destinos. E é mesmo a isso que este monovolume se presta, assegurando conforto apesar de este ser garantido por uma suspensão e chassis desportivamente afinados.

Ao volante, a visibilidade é boa e o painel de instrumentos, orientado para o condutor, é de fácil acesso. Os acabamentos são de elevada qualidade e, embora faça parte de um dos números mais pequenos da gama BMW, o 225e xDrive Active Tourer é um carro tecnologicamente evoluído e construído tendo em vista o ambiente digital em que atualmente o mundo se insere. Exemplo disso são os diferentes modos de condução, que, quando selecionados, transformam a consola central do 225e xDrive Active Tourer numa autêntica galeria de arte virtual.

Para os passageiros o espaço no habitáculo é generoso, mas a capacidade da bagageira fica condicionada a 406 litros, devido à colocação da bateria e do motor elétrico junto do eixo traseiro.

Alteração no modelo de negócio do grupo BMW e seu impacto sobre o mercado das frotas

Impressões

O BMW 225e xDrive Active Tourer reclama para si um potencial tremendo para frotas, a começar pelo conjunto híbrido plug-in que o equipa, merecedor de destaque dada a sua eficiência e cumprimento dos critérios estabelecidos pelo Orçamento do Estado para 2023 relativamente ao desagravamento da Tributação Autónoma em 2,5% para veículos desta natureza.

Depois, e devido à sua forma, porque se apresenta como uma alternativa interessante face às tradicionais station wagon ou SUV. O seu caráter familiar bem patente, com níveis generosos de espaço e tecnologia a bordo, aliados a uma competência e dinâmica ímpares em estrada, fazem deste carro uma solução a considerar na hora de escolher. Para carregar totalmente a bateria deste PHEV, num posto de 7,4 kW, são precisas menos de duas horas e meia.

BMW 225e

Custo de aquisição, valores de renting e características do BMW 225e xDrive Active Tourer

Custo de aquisição35.738 euros + IVA
Renda 36 meses833,69 euros + IVA
Renda 48 meses788,35 euros + IVA
Potência combinada245 cv
Motor a gasolina1.499 cc / 3 cilindros / 136 cv 4.000-6.500 rpm / 230 Nm 1.500-4.000 rpm
Motor elétrico109 cv (traseiro)
Bateria14,2 kWh
Consumo combinado0,8-0,6 l/100 km
Emissões CO219-14 g/km
Autonomia elétrica92-83 km
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição