Com lotação superior a 5 lugares há vários carros disponíveis no mercado, mas nenhum capaz de reunir as características desta Berlingo: estrutura compacta, facilidade de condução e preço, sendo que todos os bancos, incluindo os dois lugares traseiros, são efetivamente individuais, com espaço para as pernas e em altura.
Dificilmente vai conseguir encontrá-la pelo preço anunciado na altura do seu lançamento (menos de 21 mil euros), mesmo assim deve ter em consideração vários outros fatores: um motor económico e comprovado, além do carácter funcional de um carro que, retirando ou rebatendo dois ou os 5 bancos traseiros, proporciona volumetria de sobra para transportar muito material.
Para fazer caber os 2 lugares adicionais nos 4,38 metros de comprimento da Berlingo (não há alongamento da plataforma), a fábrica PSA de Mangualde limitou-se a utilizar praticamente a totalidade do espaço de mala.
Os bancos têm o encosto rebatível e, nas alturas em que for necessário dispor da totalidade da capacidade de carga, podem ser facilmente retirados.
O acesso a estes lugares faz-se a partir dos bancos laterais da fila central (ou até do portão traseiro único) e o espaço que proporcionam permite que 2 adultos possam viajar com mais conforto do que em certos monovolumes compactos de 7 lugares.
E tudo isto mantendo um pneu suplente igual aos restantes e ainda a “chapeleira” de correr do modelo de 5 lugares.
Tendo nascido para servir essencialmente como viatura com fins profissionais, a Berlingo carece de alguns predicados de qualidade de materiais ou de insonorização.
Mesmo assim, é honesto no conforto que proporciona, assegurando uma posição de condução regulável em altura, típica de carros comerciais, que se revela uma tremenda vantagem após longos períodos ao volante.
O desempenho não oferece qualquer novidade; não é um carro para grandes rasgos dinâmicos, a posição de condução e o centro de gravidade mais elevado inspiram uma condução mais tranquila, há muita visibilidade em manobra e o estacionamento conta felizmente com a ajuda de sensores.
Baseado no nível Feel, o equipamento inclui ar de condicionado, fecho central com comando, vidros dianteiros e retrovisores elétricos, ABS, repartição eletrónica da travagem, ajuda à travagem de urgência, sistemas antipatinagem e de controlo dinâmico da estabilidade, airbags frontais e laterais dianteiros.
Tem ainda regulador e limitador de velocidade, faróis de nevoeiro e luz led para iluminação diurna, sistemas de auxílio ao arranque em plano inclinado e de ajuda aos estacionamento traseiro e rádio/CD/MP3 com kit mãos-livres e streaming áudio.
A economia da motorização diesel 1.6 BlueHDi na versão com 100 cv e caixa manual de 5 velocidades é uma clara vantagem, reivindicando um consumo médio de 4,3 l aos 100 km.
Talvez não se consiga atingir o consumo médio prometido, mas com uma condução tranquila em percurso misto é possível ficar abaixo dos 5,5/6,0 litros. Nos custos de utilização reduzidos podem incluir-se os pneus 205/65R15, com suplente presente de série.
Preço:
28.274 Euros*
Rendas:
491,97 €/mês (36m)*
473,28 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
4,3 l / 100Km
113 gCO2/km*
Características motor:
4 / 1.560 cc
100 / 3.750 cv/rpm
254 / 1.750 Nm/rpm
Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms