O MX-30 R-EV é a proposta da Mazda para o cliente-empresa que procura uma solução que junte em si mesma dois grandes atrativos: o prazer da condução elétrica no dia-a-dia e a flexibilidade em viagens mais longas sem a dependência de carregadores elétricos. Um semi-elétrico na verdadeira acepção da palavra, conforme a FLEET MAGAZINE já teve oportunidade de confirmar.
E se no primeiro contacto com o Mazda MX-30 R-EV, em condições reais de condução, a autonomia elétrica não ultrapassou os 60 km, a FLEET MAGAZINE quis perceber se era possível ultrapassar os 100 km em modo 100% elétrico sem recorrer à tomada.
Assim, novamente ao volante deste plug-in que carrega como um elétrico, o desafio estava lançado: iniciar a marcha com 96% de nível de carga de bateria e enfrentar as estradas nacionais sempre em modo EV.
Embora no início do ensaio o computador de bordo apenas indicasse 83 km de autonomia elétrica, era o estilo de condução que viria a fazer toda a diferença. O dosear muito racional do pedal do acelerador, aproveitando ao máximo a regeneração conseguida em momentos de coasting ou de travagem, levaram o Mazda MX-30 R-EV a cumprir com o anunciado: mais de 100 km de condução zero emissões. Sem qualquer tipo de recurso ao motor rotativo Wankel de 75 cv.
A FLEET MAGAZINE terminou o “ensaio EV” a este plug-in com 1 km de autonomia, segundo o computador de bordo. Um indicador de que este semi-elétrico, principalmente se for utilizado maioritariamente em deslocações pendulares que não dependam de demasiada autonomia elétrica, é uma opção válida para uma empresa que esteja a fazer a transição energética da sua frota mas que ainda não se queira comprometer com unidades 100% elétricas.
Atualmente o Mazda MX-30 R-EV R-Edition (versão ensaiada pela FLEET MAGAZINE) está à venda com um preço de cerca de 39.500 euros – inclui desconto disponível em campanha de financiamento Mazda.